Blog do Elias Lacerda

Onça e raposas são vistas próximas da zona urbana de Passagem Franca, no Maranhão

Animais silvestres estavam com aparência esguia, possivelmente com fome e sede

O desmatamento de grandes áreas de terras para plantação em escala cada vez maior em propriedades tem mudado a rotina dos animais silvestres. Por conta desse problema, muitos dos animais tem sido cada vez mais vistos perto de zonas urbanas de cidades com vários registros pelo país.

Foi isso que aconteceu na semana passada na cidade de Passagem Franca, no interior do Maranhão (assista aos vídeos acima). Câmeras de videomonitoramento de uma casa que fica localizada a 5 quilômetros da zona urbana e às margens da rodovia MA-034,  conseguiram flagrar três animais silvestres na noite.

Primeiro foi um casal de raposas e depois um animal mais raro: uma onça.

Pelas imagens a onça parece ser uma pintada. Com aspecto esguio, o animal dá sinais de que pode está com fome ou está em período de amamentação.

Passagem Franca, assim como várias outras cidades daquela região do sertão maranhense, tem grandes áreas desmatadas, seja para plantação de soja ou mesmo para o plantio de capim para o gado.

Em outubro último, um fazendeiro da mesma cidade encontrou filhotes de onça preta em sua propriedade, fato divulgado pelo jornalista Elias Lacerda (reveja clicando aqui ).

Leia também