Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo se prepara para lançamento de novo álbum
Grupo celebra quase uma década de atuação com 'Detrás da Serra', segundo disco de estúdio da banda
A Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo lança em abril de 2025, seu segundo álbum de estúdio, intitulado “DETRÁS DA SERRA”, fruto de experiências e aprendizados musicais vivenciados ao longo dos anos de atuação da banda. O álbum, que marca o retorno do grupo ao estúdio de gravação, mostra amadurecimento das composições, trazendo temáticas contemporâneas, mas com o compromisso permanente de valorizar os saberes tradicionais dessa cultura musical que é patrimônio do país.
Com onze faixas, sendo seis inéditas, o álbum gravado na cidade de Petrolina (PE), no estúdio do engenheiro de áudio Iago Guimarães (Casinha Lab), tem arranjos e direção musical coletiva dos integrantes da banda, direção executiva de Isabela Alves (Kariri Produções), música da pifeira piauiense Joane Faustino e homenagem ao mestre de samba chula do recôncavo baiano, João do Boi. A produção do álbum foi apoiada pelo Sistema de Incentivo Estadual a Cultura (SIEC) e patrocinada pelo Armazém Paraíba.
SOBRE A BANDA
Criada em Teresina-PI, a banda atua há quase uma década na cena musical do estado e fora dela, com apresentações em festivais como Mostra Sesc Cariri de Culturas (CE); BR 135 (MA) e Semana Internacional da Música (SP), com a proposta de pesquisar e perpetuar a cultura tradicional e secular do pífano (flauta feita de taboca), produzindo a partir da vivência e realidade dos integrantes.
Na formação atual estão Rafaela Gomes (pratos), Tauana Queiroz (zabumba), Javé Montuchô (caixa/tarol), Leo Mesquita (pífano) e Beto Boreno (pífano), este integrado à banda após a gravação do álbum. Além dos shows de palco ou cortejos, com danças e brincadeiras, a Caju Pinga Fogo realizada oficinas de construção e iniciação musical no pífano, incentivando e contribuindo com a perpetuação desse saber.