Conecta Arte

Dia do Patrimônio Histórico: conheça a história do Cine Rex em Teresina

Local deve ser desapropriado para a implantação de uma escola de audiovisual no Piauí

Neste sábado, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Criado em 1998, a data foi escolhida em homenagem ao advogado, escritor e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. O dia serve como um alerta em prol de políticas de preservação cultural.

Em Teresina, um dos principais patrimônios históricos e cartões-postais da cidade é o Cine REX. Inaugurado no ano de 1939 e situado na Praça Pedro II, no Centro da capital, o Cine Rex trouxe inovação à capital com seu estilo arquitetônico inspirado na Art Decó.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Cine Rex

O professor de história da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ricardo Arraes, contou ao Conecta Piauí que o estilo arquitetônico do prédio modernizou Teresina, tendo sido o primeiro da cidade no estilo Art Decó. "O Cine Rex vai trazer o modernismo para a Praça Pedro III, e essa modernidade vai se substanciar no estilo Art Decó, já que é o primeiro prédio nesse estilo aqui em Teresina. Ele traz uma modernidade que Vai se chocar com o Theatro 4 de setembro e com o prédio da Força Pública, que já existiam", explica.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Professor Ricardo Arraes

Ricardo Arraes diz que, dentre os principais marcos do Cine Rex, está a primeira exibição de um filme falado em Teresina. "O cine rex é a primeira casa de cinema de Teresina e ali também teve a primeira exibição falada, porque o Theatro 4 de Setembro também funcionou como cinema, mas o primeiro cinema falado é também no cine rex", conta. Além do Cine Rex e do Theatro 4 de Setembro, o Centro de Teresina também contou outra sala de teatro, o Cine Royal, voltado para filmes tidos como cults e frequentado majoritariamente pela elite teresinense.

"Antes dos cinemas aqui da Zona Leste, o Rex tinha um concorrente no centro da cidade, bem perto dali, que era o Cine Royal. O Cine Royal passava filmes cult , e eram filmes também mais, digamos, glamourizados de Hollywood, enquanto o Cine Rex entrou em uma outra área de atuação, que foram os filmes de Kung Fu, filmes mais populares e filmes também de Pornochanchada [gênero de filmes brasileiros popular nos anos 1970]. Então isso diferenciou também o cinema Rex do Cine Royal. Basicamente as pessoas que não tinham interesse nesses dois estilos de filme preferiam o Cine Royal, que se transformou no cinema mais voltado para a elite e deixando o Cine Rex para as camadas mais populares", elucida o professor de história.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Registro histórico do Cine Rex

Em 1995 o prédio do Cine Rex entrou em processo de tombamento pelo Governo do Estado do Piauí, tendo sido oficialmente tombado como patrimônio histórico do Piauí em 1997. O coordenador do Setor de Registro, Conservação e Patrimônio da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult), Ismael Júnior, conta que, apesar de ser historicamente novo, o prédio foi tombado principalmente devido suas características arquitetônicas.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Ismael Júnior, coordenador de patrimônio histórico na SECULT

"Ele foi inaugurado em 1939. Isso para a história e para nós que trabalhamos com essa linha cronológica, é um bem recente. Só que ele entra na diferença do seguinte aspecto: ele é um dos poucos prédios de Teresina que ele tem um elemento característico arquitetônico próprio, que é de Art Decó, que foi muito presente nos anos de 1930 a 1950. A gente vê esse elemento muito predominante lá no prédio do Cine Rex, que são os vitrais coloridos, que é o azul. A simetria do prédio, que se você for traçar na fachada principal dele, o lado direito é igual ao lado esquerdo, e foi isso que motivou o processo de tombamento dele", diz o coordenador.

Ismael explica que, com o tombamento, todo o entorno do prédio também acaba sendo tombado e preservado para que mantenha-se a arquitetura das obras que compõem o cenário na Praça Pedro II. Um perímetro de diâmetro de 100 metros é traçado e preservado junto ao prédio do Cine Rex.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Registro histórico do Cine Rex

Em 2024, o Governo do Estado do Piauí está realizando a desapropriação do prédio para que ele possa ser revitalizado. A ideia inicial é de que o local se torne uma escola audiovisual, com direito a um cinema público. O candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, contou ao Conecta Piauí que a escola deve visar como público estudantes do ensino médio.

“A ideia é que a gente revitalize o Cine Rex, ele volta a ter as sessões de filmes, será um cinema de arte com a programação alternativa. E, além disso, também dentro da estrutura do Cine Rex, nós vamos ter uma escola de audiovisual para a nossa juventude com foco, inclusive, para os alunos do ensino médio”, pontuou.

Foto: Moisés Saba
Fábio Novo

Para o secretário de Estado da Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, a revitalização do espaço cultural é necessária para devolver o cinema para a população teresinense. Além disso, o Cine Rex se mostra palco de importantes produções cinematográficas.

“Além da gente revitalizar esse espaço que é tão conhecido do público teresinense, o Theatro 4 de Setembro, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, aqui do lado do Palácio de Karnak. Revitalizar o Cine Rex que já foi palco de grandes produções cinematográficas, o chamado Cinema de Rua. Então temos que transformar numa escola de áudio visual e devolver o cinema para a população que tanto precisamos e merecemos”, ressaltou.

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Carlos Anchieta, secretário de Cultura

Leia também