Milton Nascimento receberá título de Doutor Honoris Causa pela Fiocruz
Cantor reúne legado artístico e resistência democrática, diz fundação
O cantor e compositor Milton Nascimento vai receber na próxima terça-feira (16) o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, a homenagem "reconhece a relevância da obra de Milton como instrumento de resistência, crítica social e afirmação de identidades ao longo de mais de seis décadas de trajetória artística", informa a instituição.
A titulação Honoris Causa (em português, "por causa da honra") é a mais alta distinção concedida por universidades e instituições de ensino, condecorando personalidades de notável saber que tenham contribuído de maneira relevante para o desenvolvimento científico, filosófico ou artístico.
“O legado artístico de Milton Nascimento é inegável e sua obra está em sintonia com a missão da nossa instituição. Desde o início da carreira, ‘Bituca’ utilizou seu canto e sua musicalidade como instrumentos de conscientização, transformação social e resistência democrática", explicou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.
A entrega do título será feita na sede da Fiocruz Minas, em Belo Horizonte (MG), cidade onde o cantor consolidou sua carreira. Milton será representado pelo maestro de sua banda, Wilson Lopes.
Com informações da Agência Brasil