Conecta Arte

Shows e oficinas impulsionam cultura hip hop em Demerval Lobão

As atividades que iniciaram no mês de agosto seguem até este mês setembro

O Breaking e o Grafite, duas expressões artísticas da cultura hip hop, estão movimentando os finais de semana para crianças e adolescentes em Demerval Lobão. Todos os alunos participantes da ação são oriundos da rede pública de ensino.

As atividades que iniciaram no mês de agosto seguem até este mês setembro com a conclusão do Balaio MC Party: Mostra da Cultura Hip Hop. Na última sexta-feira (26/09), no complexo Professor Genival, os alunos, professores e toda a comunidade demervalense poderão assistir  a diversas apresentações de arte urbana, como batalhas de MCs, pintura de grafitte ao vivo e mostra de danças. A noite será encerrada com show da Banda Mahogany 789.

Foto: Reprodução
Shows e oficinas impulsionam cultura hip hop em Demerval Lobão

Dança urbana

Na oficina de Breaking, os alunos aprenderam os fundamentos e técnicas do breaking, essa dança urbana que faz parte da cultura hip-hop. As aulas foram ministradas pelo professor e Rapper Mc Jimmy Reggep. Como resultado dos encontros, os alunos prepararam uma coreografia autoral que será apresentada para a comunidade.

Arte Urbana

Já na oficina de Grafite “Arte Urbana: o grafite em cena”, os alunos do CETI Domingos Costa e os alunos do Projeto Malungos da Capoeira, parceiros do projeto,  aprenderam com  Du Alemão, artista plástico e grafiteiro, a representar ideias utilizando a técnica do grafismo, a compreender as diferenças entre grafite e pichação e, por fim,  participaram da pintura de um painel no muro da escola.

Durante a oficina, os estudantes também aprenderam a linguagem do grafite como arte que preserva e embeleza o espaço, e que se apresenta como possibilidade de profissionalização para os jovens que sonham em empreender de modo significativo e prazeroso no futuro.

Foto: Reprodução
Shows e oficinas impulsionam cultura hip hop em Demerval Lobão

Nádia Figuerêdo, gerente de projetos da Adeccarte, reforça que a iniciativa busca fortalecer a cultura hip hop do estado. “O nosso objetivo é  que todos os participantes usem a criatividade e habilidade através do grafite e estimular os talentos da dança em nossa cidade. Trazer os artistas do hip hop estadual para a cidade é contribuir para que essa cultura seja incentivada em outras regiões do Piauí”.

O evento é realizado pela Associação Demervalense de Fomento à Cultura (Adeccarte), por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e do Governo do Estado do Piauí, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Leia também