Conecta Brasil

Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros da zona de conflito no pais

O total de 229 brasileiros embarcarão neste voo de retorno ao Brasil

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que está encarregado de realizar o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano, aterrissou em Beirute, capital do país, às 11h22 (horário de Brasília) deste sábado (05/10). A aeronave, modelo KC-30, faz parte da operação "Raízes do Cedro", criada pelo governo brasileiro para evacuar seus cidadãos da zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah.

Foto: Divulgação
Avião da FAB chega ao Líbano para resgatar brasileiros da zona de conflito no pais

A aeronave havia decolado de Lisboa, onde fez uma breve parada técnica antes de seguir rumo à capital libanesa. O próximo destino da aeronave é o Brasil, com previsão de chegada na manhã de domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo.

Primeiros repatriados e previsões de novas operações

O total de 229 brasileiros embarcarão neste voo de retorno ao Brasil. Entre os passageiros, há 10 crianças de colo, além de dois animais que viajarão na cabine e um terceiro que será transportado no porão da aeronave. O contingente de repatriados faz parte de um grupo maior de cerca de 3 mil brasileiros intreessados em voltar ao país devido à escalada de tensões no Líbano.

Após a chegada do voo em São Paulo, o avião deverá retornar ao Líbano para continuar o resgate de outros brasileiros que solicitaram ajuda do governo federal. Segundo o brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, o Brasil tem a capacidade de repatriar cerca de 500 pessoas por semana.

Operação Raízes do Cedro

A "Operação Raízes do Cedro" foi iniciada na madrugada de quarta-feira (2), quando a aeronave KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Portugal, onde pousou no mesmo dia. Inicialmente, a decolagem do voo de repatriação estava programada para sexta-feira (4), mas precisou ser adiada por questões de segurança. A viagem foi então remarcada para a manhã deste sábado.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), através da embaixada brasileira em Beirute, está em contato constante com os cidadãos brasileiros em território libanês para organizar as próximas fases de repatriação.

A operação, que conta com a colaboração da FAB e do MRE, deve continuar nas próximas semanas, oferecendo apoio aos brasileiros que enfrentam dificuldades na região devido ao conflito.

Leia também