Prazo para sacar dinheiro esquecido acaba nesta quarta-feira
Há mais de R$ 8,59 bilhões disponíveis para resgate
O prazo para resgatar os recursos "esquecidos" no SVR (Sistema de Valores a Receber) do Banco Central termina nesta quarta-feira (16/10). De acordo com a última divulgação da autoridade monetária, há mais de R$ 8,59 bilhões disponíveis para resgate.
Após essa data, conforme a lei que instituiu a reoneração gradual da folha de pagamento para 17 setores da economia, os valores não sacados serão transferidos para o Tesouro Nacional e poderão ser utilizados pelo governo federal para equilibrar as contas públicas.
No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que permite ao governo recolher recursos não solicitados pelos titulares em instituições financeiras.
Esses valores serão considerados pelo Tesouro Nacional para o cumprimento da meta fiscal, podendo ajudar a cobrir eventuais déficits nas contas do governo.
Como recuperar?
Para consultar se tem valores a receber, basta acessar o sistema no site do Banco Central (www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber) e preencher os campos com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
Depois de 16 de outubro, o Ministério da Fazenda terá de publicar no Diário Oficial da União um edital informando sobre o valor recolhido, além de dados do banco, da conta e da agência em que o dinheiro está depositado.