Conecta Brasil

Relator da PEC da Blindagem no Senado opinará pela rejeição da proposta

Alessandro Vieira defende rejeição da PEC na Comissão de Justiça

Escolhido como relator da PEC da Blindagem, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) declarou sua intenção de recomendar a rejeição do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeira etapa de análise no Senado.

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Senado

Em entrevista ao GLOBO, o parlamentar afirmou que apresentará um parecer baseado em análise técnica, destacando os riscos envolvidos.

"Vou mostrar tecnicamente o tamanho do desastre. Os crimes graves que estão sendo abrigados pela blindagem", disse.

A PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados, propõe dificultar a prisão e a abertura de ações penais contra parlamentares. Além disso, amplia o foro privilegiado para presidentes de partidos e permite que o Legislativo reverta prisões em flagrante de seus membros.

Na quinta-feira, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, anunciou que a bancada do partido, incluindo Alessandro Vieira, se opõe à PEC. A legenda vê a proposta como um retrocesso para a democracia e a transparência pública, argumentando que promove a impunidade.

“A PEC transforma imunidade parlamentar em impunidade absoluta. Além de minar a transparência, cria um precedente extremamente perigoso. Não podemos permitir que deputados e senadores fiquem acima da lei”, declarou Braga em nota oficial.

O MDB compromete-se a rejeitar a PEC em todas as fases. Na Comissão de Constituição e Justiça, apontarão a inconstitucionalidade do texto. Caso a proposta avance ao plenário, a oposição do partido permanecerá firme em ambos os turnos de votação.

Leia também