Câmara dos Deputados autoriza concurso público para cargos efetivos
Edital vai definir número de vagas para Analista e Técnico Legislativo em diversas áreas
A Câmara dos Deputados vai abrir um novo concurso público para provimento de cargos efetivos. A autorização foi anunciada nesta quinta-feira (11) pelo presidente da Casa, Hugo Motta, durante a cerimônia de apresentação da nova Mesa Diretora e da agenda de trabalho para o triênio 2025-2027. Horas depois, a decisão foi publicada em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados.
De acordo com a autorização, o certame contemplará vagas para Analista Legislativo e Técnico Legislativo. Entre as áreas de atuação para Analista estão: Registro e Redação, Processo Legislativo e Gestão, Comunicação Social, Documentação e Informação Legislativa, Museologia, Engenharia e Medicina. Já para Técnico Legislativo, haverá oportunidades para Policial Legislativo Federal e Assistente Legislativo e Administrativo.
A definição do número de vagas imediatas, assim como a formação de cadastro de reserva, ficará a cargo do edital, que será divulgado em breve. O concurso é aguardado com expectativa, já que a última seleção para cargos efetivos na Câmara ocorreu há alguns anos e o preenchimento de novos postos é visto como essencial para fortalecer o trabalho legislativo.
A autorização do certame faz parte da agenda estratégica da nova gestão da Mesa Diretora, que pretende modernizar a estrutura administrativa da Câmara e valorizar o corpo técnico que atua no suporte às atividades parlamentares.