Lula deve anunciar Guilherme Boulos como ministro após retornar de viagem
Presidente avalia colocá-lo na Secretaria-Geral; definição sobre anúncio ainda não foi tomada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a sinalizar que pretende nomear o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) para um ministério, em movimento considerado estratégico para fortalecer a articulação política do governo e consolidar apoio da esquerda com foco nas eleições de 2026. As informações são do g1 .
Segundo a Folha de S.Paulo, a indicação foi comentada por Lula durante reunião com dirigentes e parlamentares do PT no Palácio da Alvorada, no último sábado (20). Fontes confirmaram que a preferência do presidente é pela Secretaria-Geral da Presidência, atualmente ocupada por Márcio Macêdo. Apesar disso, aliados afirmam que ainda não há definição sobre o momento do anúncio.
Boulos esteve com Lula há duas semanas para tratar do assunto. Integrantes do Planalto avaliam que a decisão já foi tomada, restando apenas acertar a data da oficialização. O movimento enfrenta resistência dentro do próprio PT e também em setores do PSOL, além de exigir definição sobre o futuro de Márcio Macêdo.
O deputado foi um dos articuladores das manifestações de domingo (21), que surpreenderam integrantes do governo pela presença expressiva de público. Para aliados de Lula, a entrada de Boulos na Esplanada reforçaria o diálogo com movimentos sociais e ampliaria a base política do governo.