Conecta Esportes

Atletas da Aquática Futuro levam o Piauí a torneios nacionais e internacionais

Projeto acompanha de perto atletas de diferentes idades

A equipe Aquática Futuro, atualmente instalada no Clube de Cabos e Sargentos da Polícia Militar, vem se destacando no cenário da natação piauiense ao unir preparação técnica e incentivo à paixão pelo esporte. O projeto acompanha de perto atletas de diferentes idades, que representam o Piauí em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Foto: Reprodução
Atletas da Aquática Futuro levam o Piauí a torneios nacionais e internacionais

Segundo o treinador principal, Iramar Júnior, o ano de preparação dos atletas é cuidadosamente planejado, visando o desempenho nas duas principais competições do final de 2025: o Campeonato Piauiense e o Norte-Nordeste, que ocorrerá em Maceió. “Temos trabalhado com muita intensidade e qualidade durante todo o ano para que eles cheguem da melhor forma possível nessas competições e atinjam seus objetivos”, explica.

A equipe conta com mais de 45 atletas inscritos, que participam de treinos específicos para cada competição, recebendo acompanhamento técnico e suporte para se desenvolverem dentro e fora das piscinas.

Entre os destaques está Giovana Buquerque, de 15 anos, que representará o Piauí na Copa Pacífico de Natação, na Bolívia, em novembro. Giovana destaca a importância da experiência internacional:


Giovana Buquerque, de 15 anos

“É minha primeira competição internacional, estou muito feliz e quero trazer um resultado excelente para o estado e para o meu clube. Os treinos são muito bem planejados e específicos para cada competição, isso faz toda a diferença.”

Outro exemplo de dedicação é Marcos, de 12 anos, que deixou o judô para se apaixonar pela natação. Ele conta que a prática do esporte tem sido um instrumento de superação e disciplina diária:

Foto: Conecta Piauí
João Marcos, de 12 anos

“Comecei na natação por indicação de um amigo e desde então estou evoluindo bastante. Gosto muito daqui e me sinto motivado pelos treinos e competições.”

Além de jovens em idade escolar, a equipe também incentiva atletas que iniciaram na infância, como Maria Luísa, de 9 anos, acompanhada pela mãe Elisângela Lima desde os dois anos de idade. Para a família, o esporte é uma oportunidade de desenvolvimento, saúde e representação do Piauí em diferentes torneios.

Leia também