Conecta Esportes

Atletas do Palmeiras sofrem racismo de torcida adversária: 'foi um crime'

Equipes paulistas realizaram postagem em apoio aos jogadores do Verdão

Um caso de racismo marcou a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño na noite da última quinta-feira (06/03), durante partida válida pela CONMEBOL Libertadores Sub-20. Dois jovens atletas da base alviverde, Figueiredo e Luighi, foram alvos de gestos discriminatórios e agressivos por parte da torcida adversária.

No segundo tempo, aos 36 minutos, enquanto os jogadores estavam próximos à lateral do campo, as câmeras de transmissão flagraram um torcedor fazendo gestos que imitavam um macaco em direção a Figueiredo. Pouco depois, Luighi foi atingido por uma cusparada de outro espectador, em meio a atitudes claramente racistas.

"É sério isso? Vocês não vão perguntar sobre o ato de racismo que fizeram comigo? É sério? Até quando a gente vai passar isso? Me fala... até quando a gente vai passar isso? O que fizeram comigo foi um crime, pô. Vocês vão perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? CBF, sei lá. Você não vai perguntar sobre isso? Não ia, né? Você não ia perguntar sobre isso. O que fizeram foi um crime comigo, pô. A gente é formação. Aqui é formação, pô. A gente está aprendendo aqui" , falou Luighi após o jogo.

O caso gerou revolta e indignação, levando diversos clubes do futebol brasileiro a se manifestarem em solidariedade aos dois jovens atletas após o término da partida. Equipes paulistas realizaram postagem em apoio aos jogadores do Palmeiras.

É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no… pic.twitter.com/qTj4TIaO9X

— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 7, 2025

O Sport Club Corinthians Paulista se solidariza ao atleta Luighi, reiterando o absoluto repudio aos atos racistas que frequentemente acontecem contra jogadores brasileiros. Acima de qualquer rivalidade, esta luta é contra o racismo. https://t.co/zwNw4hGMxK

— Corinthians (@Corinthians) March 7, 2025

Nossa total solidariedade a você, Luighi. Parabéns pela coragem em seu desabafo e posicionamento. Você representou milhões de pessoas que não aguentam mais sofrer com atos criminosos como esses. Que os responsáveis sejam punidos. Independentemente de clubes e rivalidades, que… https://t.co/3VEf80kYqE

— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 7, 2025

O Santos Futebol Clube se solidariza ao atleta Luighi, do Palmeiras, e lamenta profundamente o ocorrido nesta noite, no Paraguai. Mais um jovem brasileiro que é alvo de racismo durante uma partida de futebol.

O triste desabafo do jogador durante a entrevista é o mesmo de tantas… https://t.co/8eiJhLPRu0

— Santos FC (@SantosFC) March 7, 2025

Leia também