Conecta Esportes

Dia do Futebol: conheça a história do esporte mais famoso do mundo

Do enorme futebol da Roma aristocrática até o futebol que conhecemos hoje em dia

O Dia Nacional do Futebol, esporte mais popular do mundo, é comemorado em 19 de Julho. De acordo com a FIFA, mais de 250 milhões de pessoas jogam futebol regularmente no mundo e mais de 1,5 bilhão de pessoas assistiram a decisão da Copa do Mundo de futebol. Mas o que tornou esse esporte tão famoso?

Foto: Reprodução
Ritual denominado "TsüTsü", onde era utilizado a cabeça do chefe inimigo como bola

O esporte é algo que vem desde a época aristocrática. Como forma de punição na China, os guerreiros vencedores utilizavam a cabeça dos soldados inimigos para chutar em um pátio, pois os guerreiros acreditavam que pelos pés se absorvia a inteligência e bravura dos inimigos.

Algo parecido com o futebol que conhecemos hoje em dia era praticado na Grécia, no Séc IX a.C, conhecido como ‘hapastum’. O objetivo era que o jogador, com os pés, conseguisse levar a bola até o lado adversário. O método foi sendo moldado até chegar próximo ao futebol que conhecemos hoje em dia, que era praticado na Itália, no séc XIV, e levou o nome de ‘cálcio storico’, onde o objetivo era chutar a bola até a trave adversária, marcando assim um ponto para a equipe, que poderia variar de 25 a 30 pessoas.

A forma como o futebol é praticado hoje se iniciou na Inglaterra, em 1863, na criação do The Football Association. O futebol era muito parecido com o Rugby, que é praticado com as mãos para diferenciar o futebol dos outros esportes. Foram criadas regras específicas, onde eram 11 jogadores de cada lado com objetivo de marcar gol na trave adversária. A regra dos cartões não havia sido criada na época, então faltas eram comuns nos jogos.

Foto: Reprodução
Primeiro jogo entre seleções do mundo

O futebol se tornou bastante conhecido e praticado no mundo todo, mas sua popularidade e fama ganhou força após o esporte chegar ao Brasil no séc XIX, em 1894. O futebol chegou ao Brasil com Charles Miller, considerado por muitos como ‘o pai do futebol brasileiro’. No país,se tornou um aspecto da cultura brasileira presente tanto na música como em canções do Chico Buarque e Milton Nascimento.

Miller voltou para o brasil após uma viagem para Inglaterra e nessa volta ele trouxe equipamentos de futebol, como Bola, uniformes e livros de regras. Após isso, o esporte passou a ser praticado na sociedade brasileira, mas ainda era jogado apenas pela elite, devido a sociedade aristocrática da época. Depois de muito tempo, o futebol foi se instaurando nas demais camadas da sociedade, chegando ao povo, criando clubes de futebol e aumentando a popularização.

O brasileiro logo mostrou dominância no esporte e, na 4° copa do mundo, sediada no Brasil, a seleção brasileira chegou na final do torneio, perdendo para o Uruguai no que ficou conhecido como ‘Maracanaço”. Oito anos depois, o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo, sediada na Suécia, com a final sendo disputada contra os donos da casa. Foi a copa que mostrou ao mundo o que conhecemos hoje em dia como ‘o rei do futebol’, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Foto: Reprodução/ Arquivo CBF
Seleção brasileira na Copa do mundo de 1958

Depois, o Brasil ganhou mais quatro copas do mundo, sendo a primeira seleção a ganhar três vezes a copa, a primeira a ganhar o tetracampeonato e a única pentacampeã do torneio.

Hoje o futebol é praticado pelo mundo todo por não ser um esporte elitista e ser de fácil acesso a todos os grupos das sociedades. Esporte que pode ser praticado com quatro gravetos simulando traves de gol e uma bola. Pode também ser jogado em consoles e computadores de forma online, em escolas públicas e privadas, se utilizando dos melhores aos piores equipamentos ou das melhores as piores condições de vida.

Leia também