Entenda novo formato da primeira fase do Campeonato Paulista 2026
A Federação Paulista de Futebol (FPF) revelou nesta terça-feira (11), detalhes da competição
A Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou o formato da primeira fase do Campeonato Paulista de 2026, durante evento realizado nesta terça-feira (11), no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. A principal novidade está na forma de definição dos confrontos e na classificação para o mata-mata, que passa a seguir um modelo diferente do que vinha sendo adotado nas últimas temporadas. O modeloa adotado, segue
A competição seguirá com 16 clubes, divididos em quatro potes, formados de acordo com o desempenho recente das equipes no estadual. No Pote A estão Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo; no Pote B, Mirassol, Novorizontino, Red Bull Bragantino e São Bernardo; no Pote C, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa e Velo Clube; e no Pote D, Botafogo-SP, Capivariano, Noroeste e Primavera.
Nesta nova mudança, os clubes enfrentarão as equipes do mesmo pote e cinco adversários sorteados de outros potes, totalizando uma série de partidas que definirão o ranking geral. Os oito melhores colocados na soma de pontos avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série A2.
Com os oito definidos, as quartas e semifinais serão disputadas em jogo único, com o mando de campo do time de melhor campanha, e a final acontecerá em duas partidas. O torneio começa no dia 11 de janeiro e tem encerramento previsto para 8 de março.
De acordo com a FPF, a mudança de formato busca adequar o calendário do futebol paulista ao novo cronograma nacional, já que o Campeonato Brasileiro de 2026 começará ainda em janeiro, coincidindo com parte do estadual. A entidade defende que o novo modelo torna a disputa mais equilibrada e atrativa, além de permitir um calendário mais enxuto para os clubes envolvidos em outras competições
O PAULISTÃO 2026 VEM AÍ!
CONFIRA OS ADVERSÁRIOS DE CADA EQUIPE!
#Paulistão2026
pic.twitter.com/Qz7QKJzLxH