Conecta Esportes

Enxadrista Mequinho enfrenta 20 adversários em evento em Teresina nesta sexta

Mequinho é conhecido como um dos maiores jogadores de xadrez do Brasil

O enxadrista brasileiro Henrique Mecking, conhecido como Mequinho, estará em Teresina nesta sexta-feira (27) em uma simultânea. Na competição, Mequinho vai enfrentar 20 jogadores piauienses a partir das 18h, no Sesc Cajuína. O evento está sendo organizado pela Federação Piauiense de Xadrez.

Foto: Divulgação
Enxadrista Mequinho

A competição será inédita no Piauí. Mequinho é conhecido como um dos maiores jogadores de xadrez do Brasil. Ele iniciou sua trajetória no xadrez aos 13 anos e em 1977 alcançou a impressionante terceira posição no ranking mundial, atrás apenas de Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi, destaques na modalidade na década de 70. O presidente da Federação de Xadrez do Piauí, Luís Carlos Sales, destacou a presença de Mequinho em Teresina.

"Mequinho, na década de 70, chegou a ser, no ranking mundial, xadrez, seu terceiro colocado no mundo. Então, ele foi campeão brasileiro algumas vezes, e é a nossa principal referência no xadrez mundial, foi o mais conhecido.Hoje ele tem 72 anos de idade e é a primeira vez que ele vem ao estado do Piauí", fala o presidente.

Ao longo dos anos, Mequinho se tornou uma estrela nacional, estampando capas de revistas e participando de programas de TV ao lado de grandes nomes, como o Chacrinha. Ele chegou a desfilar em um carro do corpo de bombeiros, sendo ovacionado pela torcida do Flamengo e pela bateria da escola de samba Mangueira, quando retornou ao Brasil após vencer um torneio internacional na extinta Iugoslávia.

O evento tem início as 18h30 com momento para autógrafos e venda de livros do enxadrista. A partir das 19h começam as disputas de simultânea. Você pode receber direto no seu W

Leia também