Justiça suspende eleições da Federação de Futebol do Piauí após irregularidades
Foi determinada uma diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão
O juiz Teófilo Rodrigues Ferreira, da 3ª Vara Cível de Teresina, determinou a suspensão das eleições internas da Federação de Futebol do Piauí (FFP), que estavam previstas para esta terça-feira (15/01). A decisão foi motivada por um pedido do Ministério Público do Piauí (MP-PI), que apontou graves irregularidades no processo eleitoral.
O atual presidente da FFP, Robert Brown Carcará, foi o único candidato a registrar oficialmente uma chapa, intitulada “Trabalho e Progresso” para as eleições presidenciais da entidade.
Entre as denúncias apresentadas pelo MP-PI:
- A antecipação indevida do pleito, marcada dois anos antes do término do mandato atual, o que viola o estatuto da FFP;
- O descumprimento de prazos legais, como o intervalo mínimo de 10 dias entre a publicação do edital de convocação e a eleição.
O magistrado determinou que as eleições fiquem suspensas até que as normas estatutárias sejam ajustadas. Para garantir o cumprimento da decisão, foi imposta uma multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão.
A FFP agora precisa corrigir as irregularidades apontadas para que o processo eleitoral não seja anulado definitivamente. O órgão ainda não se manifestou sobre a suspensão.