Conecta Esportes

Parnahyba repudia caso de racismo em partida na Série D do Brasileiro

Jogo chegou a ser paralisado após protocolo global antirracista da FIFA ser utilizado

O Parnahyba Sport Club emitiu nota oficial nesta quarta-feira (22/04) uma nota repudiando um caso de racismo na Série D. O comunicado foi divulgado após um episódio de injúria racial ocorrido durante a partida entre Parnahyba e Imperatriz, válida pela Série D do Campeonato Brasileiro, no último final de semana.

Foto: Gabriel Dias/SID
Parnahyba x Imperatriz

Pela primeira vez na história da Série D, o protocolo global antirracista da FIFA foi acionado. O árbitro Alciney Santos de Araújo (RN) registrou na súmula que o assistente Raimundo David dos Reis Alves (PI) foi vítima de injúria racial por parte de um torcedor do Parnahyba, que o chamou de "macaco" aos 23 minutos do segundo tempo.

Imediatamente, o árbitro realizou o gesto simbólico (braços cruzados em "X") para sinalizar o ato discriminatório e solicitou apoio policial. O agressor foi identificado, retirado do estádio e registrado em Boletim de Ocorrência.

Em nota, o tubarão do litoral reafirmou seu compromisso com a igualdade e o respeito: "O Parnahyba Sport Club não compactua com qualquer atitude, gesto ou manifestação de racismo. Racismo não é opinião, é crime – e não há espaço para isso em nosso clube ou em qualquer lugar. O respeito é fundamental em todos os ambientes, sobretudo no esporte" . O clube ainda destacou que zelará por um ambiente esportivo saudável e acolhedor, condenando veementemente o ocorrido.

Confira a publicação:

O caso deve ser investigado pela Justiça Desportiva, e o torcedor infrator pode responder judicialmente pelo crime de racismo, previsto na Lei 7.716/89.

Confira a nota completa:

O Parnahyba Sport Club vem a público reafirmar, de forma veemente, que não compactua com qualquer atitude, gesto ou manifestação de racismo, seja ela dentro ou fora das quatro linhas.

Reiteramos nosso compromisso com a promoção da igualdade, da inclusão e do respeito mútuo entre todos que fazem parte do esporte - torcedores, atletas, comissão técnica, arbitragem, dirigentes e demais profissionais envolvidos.

O Parnahyba Sport Club zela por um ambiente esportivo saudável, ético e acolhedor. Racismo não é opinião, é crime - e não há espaço para isso em nosso club e nem em lugar algum.

O respeito é fundamental em todos os ambientes, sobretudo no esporte.

Leia também