Conecta Esportes

Piauiense Rayssa Veras conquista medalha de bronze na Copa do Mundo de esgrima

No primeiro dia de evento, o Brasil conquistou uma medalha de prata e outra de bronze

Começou a Etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Paraesgrima, a primeira da temporada de 2025. Nesta quinta-feira (20), aconteceram as primeiras provas da competição no Centro de Treinamento Paralímpico, no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os homens entraram em ação no florete, enquanto as mulheres protagonizaram a disputa no sabre. O Brasil ganhou duas medalhas no primeiro dia do evento: uma prata com Jovane Guissone no florete masculino categoria B e um bronze com Rayssa Veras no sabre feminino categoria A.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Rayssa Veras, paratleta de esgrima

O campeão paralímpico Jovane Guissone levou a primeira medalha brasileira na Copa do Mundo de São Paulo. Ele fez uma pule perfeita, vencendo todos os cinco confrontos e entrou direto nas quartas de final, onde teve um duelo brasileiro contra Vanderson Chaves. Jovane dominou o confronto e venceu por 15 a 2 para garantir um lugar no pódio.

Medalha piauiense

A segunda medalha brasileira veio no sabre feminino categoria A com Rayssa Veras. Ela fez uma boa pule, com quatro vitórias em seis jogos, terminando a fase inicial em quinto lugar na classificação geral. Na primeira rodada do quadro eliminatório, Rayssa Veras dominou a norte-americana Olivia Scott e venceu por 15 a 0. Em seguida, nas quartas de final, ela derrotou a britânica Gemma Collis por 15 a 8. A campanha da brasileira terminou na semifinal, em um duro duelo contra Nino Tibilashvili, da Geórgia, que foi medalhista nas últimas duas edições dos Jogos Paralímpicos. A georgiana ganhou o confronto por 15 a 8.

Foto: Rosele Sanchotene/CBE
Rayssa Veras chegou até a semifinal e conquistou a medalha de bronze

Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Leia também