Piauienses representam o Brasil na Copa do Pacífico de Natação 2025
Geovanna Albuquerque e Layla Rodrigues e Iramar Lira Júnior representam o estado e a delegação
As nadadoras piauienses Geovanna Albuquerque e Layla Rodrigues foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para representar o Brasil na Copa do Pacífico 2025, que acontece em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 12 e 16 de novembro. O técnico Iramar Lira Júnior, da equipe Aquática Futuro, de Teresina, também integra a comissão técnica da Seleção Brasileira.
A competição reúne atletas de oito países sul-americanos, sendo eles Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Uruguai e Paraguai. Atualmente, a competiçaõ é considerada uma das mais importantes da categoria de base do continente. Geovanna e Layla se destacaram em campeonatos regionais e nacionais, como o Brasileiro e os Jogos Escolares, conquistando a chance de vestir a amarelinha.
Em vídeo enviado ao Conecta, o técnico Iramar Lira Júnior comemorou o momento histórico para o esporte piauiense. “Bom, estou muito feliz aqui na realização de um sonho. É a primeira vez que a gente está participando de uma competição internacional, então a gente está muito feliz, muito empolgado, as expectativas estão lá em cima, mas a gente está com o pé no chão, esperando cada prova, nadando cada prova de uma vez, na expectativa de que a gente consiga ali no final conquistar uma medalha, quem sabe, e levar pro Piauí essa conquista”, afirmou o treinador.
Além das piauienses, a delegação brasileira conta com 25 atletas — 13 mulheres e 12 homens — representando diversas regiões do país, com foco no desenvolvimento de jovens talentos do Norte e Nordeste. Para Iramar, essa convocação é também um reconhecimento ao trabalho feito na base e um incentivo para o crescimento da natação no Piauí.