Portugal conquista mundial Sub-17 ao derrotar Áustria
Seleção portuguesa vence na final por 1 a 0 e conquista primeiro Mundial Sub-17 em Doha
Portugal conquistou seu primeiro título da Copa do Mundo Sub-17 ao derrotar a Áustria por 1 a 0 na final disputada nesta quinta-feira (27), no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. O gol decisivo veio aos 31 minutos do primeiro tempo, marcado por Anísio Cabral após cruzamento preciso de Duarte Cunha pela direita, com o lance confirmado pelo VAR após revisão por possível impedimento.
A partida começou equilibrada, com a Áustria pressionando logo no primeiro minuto em cruzamento de Moser para Deshishiku, invalidado por impedimento, e Portugal respondendo em erro defensivo rival com Mateus finalizando para fora. Aos 12 minutos, Duarte Cunha balançou as redes após saída errada do goleiro Posch, mas o árbitro anulou por falta; aos 13, Deshishiku exigiu grande defesa de Romário.
No segundo tempo, a Áustria voltou mais intensa, com cruzamento de Moser atravessando a área e chute de Werner defendido pelo goleiro português, que também salvou cabeceio de Nduwke aos 35 minutos e viu Frauscher acertar a trave aos 39. Portugal controlou o ritmo, com José Neto ameaçando aos 21 e 32 minutos, segurando a defesa sólida até o apito final para coroar a campanha que eliminou o Brasil nas semifinais.
Elogio de Cristiano Ronaldo
Após a vitória do Sub-17, o astro português Cristiano Ronaldo usou as redes sociais para parabenizar Portugal pelo título inédito no Mundial Sub-17 de 2025. Aos 40 anos, o astro do Al-Nassr postou mensagem de apoio aos jovens após o 1 a 0 sobre a Áustria, em Doha, primeiro troféu luso na competição. A expectativa de vitória soma ao sentimento da participação na Copa de 2026 por parte de CR7, que assegurou recentemente que deve ser última copa como atleta.
Logo após o fim da partida no Estádio Internacional Khalifa, ele escreveu em seu Instagram: “Gigantes! Parabéns, campeões do mundo!”. Ronaldo segue de perto as seleções de base portuguesas na plataforma.
Antes da final, Portugal havia eliminado o Brasil nas semifinais, nos pênaltis. A equipe brasileira disputou o terceiro lugar no mesmo dia, empatou 0 a 0 com a Itália e perdeu por 4 a 2 nas penalidades.