Saiba como foi a trajetória do CAP até a conquista inédita do Brasileiro de Futsal
Equipe piauiense venceu o time do Traipu-AL na casa do adversário e levantou o título
O título inédito do Atlético Piauiense no Campeonato Brasileiro de Futsal representa um feito histórico na equipe, levantando pela primeira vez um título nacional na modalidade. A consagração veio no último domingo (30/11), quando a equipe piauiense venceu o Traipu-AL na cidade de Arapiraca-AL por 5x2.
O Atlético Piauiense iniciou 2025 cercado de expectativa após consolidar seu espaço no cenário nacional. O clube já havia participado de competições de alto nível, como a Taça Brasil de Futsal, onde estreou com autoridade ao golear o Sãobrazense por 4 a 0, com dois gols de Jé, além de Gabriel Guedes e Rudson.
O investimento em reforços de peso para a temporada reforçou a ambição do CAP no Campeonato Brasileiro de Futsal, alimentando a esperança de uma campanha sólida.
Campanha firme na fase de grupos
No Grupo B, o Atlético Piauiense somou 15 pontos e garantiu vaga no mata-mata. A classificação confirmou o bom momento da equipe, que avançou às oitavas de final com desempenho consistente.
Eliminação direta e chegada inédita à final
Nas fases eliminatórias o destaque ficou para a semifinal contra a Chapecoense Futsal. No jogo de ida, na Arena Verdão, o CAP aplicou 6 a 2 e abriu larga vantagem. Na volta, em Santa Catarina, segurou o empate por 1 a 1 e, pela primeira vez em sua história, assegurou presença na final do Brasileiro de Futsal.
O feito representou um marco para a equipe e para o futsal piauiense.
Final contra o Traipu
A decisão será disputada em dois jogos diante do Traipu-AL. A primeira partida ocorreu no dia 23 de novembro, na Arena Verdão, e terminou empatada em 1 a 1. Éwerton José marcou para a equipe alagoana, enquanto Nardinho deixou tudo igual para o Atlético-PI.
A partida registrou um marco histórico: mais de 5 mil torcedores lotaram o ginásio, o maior público da década em uma final do Brasileiro de Futsal em Teresina, evidenciando o forte apoio da torcida.
A partida de volta aconteceu na cidade de Arapiraca-AL no domingo (30/11). Em um jogo eletrizante e com intensidade desde os primeiros minutos, Atlético Piauiense e Traipu cumpriram a expectativa de muita pressão e ritmo alto na grande final do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025. E quem tomou a iniciativa no placar foi o time piauiense. Aos 14 minutos, Pesk recebeu bom passe na área e finalizou firme para inaugurar o marcador.
Pouco depois, em cobrança de falta ensaiada, Jé levantou na medida para Kauê completar para o fundo da rede, ampliando a vantagem. A pressão do CAP continuou e, em uma falha grave da defesa alagoana, Gabriel aproveitou o vacilo e marcou o terceiro.
O Traipu ainda conseguiu descontar na primeira etapa, após cobrança de escanteio bem executada, diminuindo a diferença antes do intervalo.
Saiba como foi o jogo
Na segunda etapa, o ritmo seguiu intenso dos dois lados, mas novamente quem foi mais eficiente foi o Atlético Piauiense. Em outra falha defensiva do Traipu, Luan apareceu para marcar o quarto gol da equipe piauiense. Aos 12 minutos, foi a vez do CAP vacilar: erro na saída de bola resultou no segundo gol dos alagoanos.
Mas o time piauiense ainda tinha fôlego para mais. Em lance de muita inteligência, Luan percebeu o goleiro adversário adiantado e arriscou de longe, anotando um golaço e fechando a conta.
- Total de jogos no torneio: 17 partidas
- Aproveitamento: 9 vitórias, 5 empates, 3 derrotas
- Gols marcados ao longo da campanha : 53 gols
- Resultado: Campeão nacional de 2025, o primeiro título nacional da história do clube.