Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Piauienses estreiam neste fim de semana na Série D; saiba como está a preparação

Altos, Fluminense e River buscam o sonhado acesso à Série C

Começa neste fim de semana o Campeonato Brasilerio Série D. A competição reúne 64 clubes de todas as regiões do Brasil divididos em grupos. Entre as equipes competidoras estão quatro que foram rebaixadas da Série C: Manaus, Pouso Alegre-MG, América-RN e um dos representante piauiense Altos. O sonho dos times piauienses é retornar para a Série C e, no caso do Fluminense, se classificar pela primeira vez.

Todos os times piauienses estão no Grupo A2: Altos, Fluminense e River. Eles irão jogar entre si e contra o Maranhão-MA, Moto Clube-MA, Águia de Marabá-PA, Cametá-PA e Tocantinópolis-TO. O mês de abril foi movimentado para as equipes piauienses que realizaram dispensas e contratações ao longo da ultimas semanas.

River-PI

O River-PI é o primeiro time piauiense a estrear na Série D. O Galo joga neste sábado (27/04) contra o Águia de Marabá-PA, no estádio Albertão, às 16h. O time quer retornar a Série C, após ficar oitos anos longe da competição. A última participação do River-PI foi em 2016.

Foto: Pedro MeloRiver-PI realiza treino com elenco para estreia na Série D
O Galo joga neste sábado (27/04) contra o Águia de Marabá-PA

O tricolor foi o time que mais realizou movimentações na equipe. Desde a eliminação no Campeonato Piauiense para o Parnahyba, nos pênaltis, o River-PI enfrentou uma crise de resultados que colocaram em xeque a permanência do até então treinador Dico Wooler. Após não conseguir se classificar na Copa do Nordeste, na ultima rodada, quando perdeu para o ABC por 1x0, o River-PI demitiu Dico e outros jogadores foram dispensados com o decorrer dos dias que se sucederam.

Passado a desclassificação, algumas semanas depois, o Galo começou a se mexer para conseguir montar uma equipe competitiva para o brasileiro. Ao todo foram contratados 11 jogadores, além do novo técnico Roberto Fonseca.

Na ultima sábado (20/04) o professor Roberto Fonseca teve o único teste para avaliar os jogadores para a estreia. Em Codó-MA o River apenas empatou em 1x1 com o Real Codó, time amador do município, resultado que gerou dúvidas quanto a preparação do elenco.

Com o time todo integrado, o River-PI realizou um treino com todos os reforços na última quarta-feira (24/04) buscando avaliar e entrosar os jogadores com o palco de estreia. A última participação do tricolor na Série D do brasileiro foi em 2020. Na temporada, o River-PI chegou a avançar para a segunda fase da competição, mas foi eliminado pelo Galvez-AC na partida de volta, em casa, pelo placar de 1X0 para o time acreano.

Reforços do River-PI

Atacante: Vitão

Laterais: Estevão, Matheus Silva e Lucas Sampaio

Meias: Anderson Kunzel, Patrick Felipe e Matheus Sabiá

Zagueiros: Vital e Luanderson

Volantes: Khelvin e Mateus Silva

Fluminense-PI

O Vaqueiro Belchior esteve, entre os times piauienses, o maior tempo para realizar contratações e treinos voltados exclusivamente para a Série D. Após a eliminação para o Fortaleza-CE na Copa do Brasil, em jogo polêmico por conta do gramado, o tricolor teve quase dois meses para movimentar e estruturar o elenco.

Após a eliminação no Campeonato Piauiense para o Altos, nas quartas de final, o Técnico Higor César informou que mudanças poderiam vir no time, já que a equipe era formada por jogadores fora do conhecimento do técnico, já que Higor não participou das contratações do então elenco. A tendência, segundo o técnico na época, é que ele participasse das contratações, indicando quem deveria compor o elenco voltado para a Série D do Brasileiro.

Ainda nesta sexta-feira (26/04) o Vaqueiro anunciou a contratação do zagueiro Guilherme Teixeira, 27 anos, para reforçar o sistema defensivo do time. O jogador chega ao clube após disputar o Campeonato Matogrossense pelo Misto.

Foto: Divulgação/Fluminense-PIZagueiro Guilherme Teixeira, 27 anos
Zagueiro Guilherme Teixeira, 27 anos

Reforços do Fluminense-PI

Goleiros: Rokenedy e João Manoel

Zagueiros: Jacaré, Danilo Quipapá, Jairo e Guilherme Teixeira

Laterais: Danilo Silva e Dadinha

Meias: Pedro Henrique

Atacante: Wesley Smith

O Fluminense-PI estreia neste domingo (28/04) contra o Maranhão, no estádio municipal Lindolfo Monteiro, às 16h. o Vaqueiro nunca jogou pela Série C e busca, em 2024, o sonhado acesso.

Altos

A Manga Mecânica também relizou movimentações, em especial na semana de estreia na competição, com a saída e chegada de novos jogadores. Ao todo foram dispensados seis jogadores: Arielton, Dhonata, Ricardo, Marcelinho, João Pedro e Mhaylon. Em compensação, o clube anunciou reforços para amenizar as saídas e reforçar a equipe. Os jogadores que foram integrados ao clube foram o zagueiro Yan Cristian, o zagueiro Jailton, o atacante Rogério e o lateral-direito Gean.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíAltos-PI anuncia novos reforços e dispensas dias antes de estreia na série D
Altos-PI anuncia novos reforços e dispensas dias antes de estreia na série D

O Jacaré é o atual campeão piauiense, quando bateu o Parnahyba nos pênaltis, no Albertão. O elenco foi valorizado e o contrato da maioria dos jogadores foi renovado para manter uma equipe entrosada e equilibrada para disputar as competições.

Apesar da equipe forte e bastante comentada no Piauiense, o Altos não conseguiu superar o Fortaleza. Ambos os times se enfrentaram nas quartas de final da Copa do Nordeste. Jogando na Arena Castelão, o Altos foi superado pelo clube da casa em uma goleada de 5x0. Com a derrota o time piauiense foi eliminado da competição.

O Altos é o time que está na competição que chega para a Série D com um time mais entrosado e consolidado nas escalações de Flávio. O Alviverde piauiense entra em campo fora de casa, neste domingo (28/04) ,contra o Cametá-PA, no estádio Bacurau, às 16. O Jacaré é o único piauiense que estreia fora de casa e vai encarar pela frente mais de 1000km de distância para a partida, em trechos que precisará atravessar locais de balsa.

O desejo do altos é retornar para a Série C, após diputar o campeonato entre os anos de 2021 e 2022, quando foi rebaixado para a 4 divisão do futebol nacional.

Comente