Presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, destaca avanços na economia do estado
Além do Porto Piauí, o escoamento da produção pelo Rio Parnaíba foi um dos assuntos apresentados
O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, concedeu entrevista ao Conecta Podcast . Na oportunidade, o gestor destacou os avanços do estado nos intermodais, que devem proporcionar mais opções no escoamento da produção, investimentos em energia sustentável, além das novas etapas do porto de Luís Correia.
Inaugurado em 2023, o porto de Luís Correia avança nas etapas para se tornar de fato um terminal com um fluxo maior de embarcações, inclusive no Rio Parnaíba. Em breve, o local deve ganhar novos teminais, geridos por empresas que se interessaram pelos investimentos no local. Esses novos investimentos devem trazer mais economia para empresas que realizam as exportações de produtos, como o minério de ferro, reduzindo os gastos com transporte.
"Eles vão economizar 50 reais por tonelada. No ano passado, eles exportaram 1 milhão de toneladas. Só a economia desta empresa na logística rodoviária será de 50 milhões de economia. Então, obviamente que isso viabiliza a operação no Porto Piauí", afirma.
Um dos investimentos feitos e que deve trazer uma nova modalidade de escoamento da produção, é a navegabilidade do Rio Parnaíba. Segundo Victor Hugo, foram investidos mais de 30 milhões de reais para que fossem feitos projetos que estudassem a possibilidade de implementação.
"A gente navegou todo o rio Parnaíba, fizemos a batimetria, que é a fotografia, a radiografia do leito desse rio, para compreender onde é que tem que tirar os bolsões de areia, fazer toda essa parte de dragagem, que é tirar, aprofundar o leito do rio Isso foi estudado e eu tenho um momento agora de dialogar com o mercado", diz o presidente.
Os escritórios do Piauí em outros países também foram um dos pontos da entrevista. Ainda há dúvidas por parte da população de como funcionam os espaços. Victor Hugo comentou que os escritórios não necessitam de grande contingência para funcionar, mas de representantes do estado apresentem as potencialidades do Piauí para empresários estrangeiros.
"Os escritórios nada mais são do que uma estrutura pequena, com duas mesas, um diretor, um assistente, recebendo empresários e falando bem do Piauí, mostrando as possibilidades, aquele network. E também conversando com nossos empresários daqui e levando para vender seus produtos lá fora", explica.
A entrevista completa com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, pode ser acompanhada através do link do Conecta Podcast :