Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Teresina tem o maior número de casas com energia solar no país

E nesse cenário de expansão da energia própria, Teresina vem se destacando
Em Pauta

Os telhados das casas caminham para se tornar um dos maiores geradores de energia do Brasil. Dados da Associação Brasileira de Energia Solar  (Absolar) mostram que os sistemas de geração ultrapassaram os 14 GW de potência, o equivalente a toda capacidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do território nacional. 

Foto: FreepikTeresina tem o maior número de casas com energia solar no país; uma em cada dez existente
Teresina tem o maior número de casas com energia solar no país; uma em cada dez existente

Já são mais de duas milhões de placas instaladas no país, com investimentos acumulados de R$ 70,3 bilhões desde 2012. A tecnologia está presente em praticamente todos os municípios brasileiros. No Piauí, somente três cidades ainda tem placa solar instalada no teto. E nesse cenário de expansão da energia própria, Teresina vem se destacando. 

É que a capital piauiense acumula o segundo maior número de tetos solares instalados no país. São 22.264 unidades, atrás apenas de Cuiabá (MT), que soma 23.607 instalações. Porém, quando são contadas as residências que recebem energia por compartilhamento de créditos gerados, Teresina pula para primeira posição no ranking nacional, com mais e 30,4 mil residências.  

Foto: Conecta PiauíTeresina tem o maior número de casas com energia solar no país; uma em cada dez existente
Teresina tem o maior número de casas com energia solar no país; uma em cada dez existente

“A energia solar tem ajudado a baratear a conta de luz de todos os brasileiros com a redução do uso de termelétricas fósseis, mais caras e poluentes e responsáveis pelas bandeiras tarifárias que encarecem a conta de luz. E Teresina tem se destacado nas instalações residenciais”, afirma Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da entidade.

O índice de Teresina é tão alto que atualmente ele equivale a uma cada a dez existente na capital. Esse volume representa mais de 178 MW de energia gerada, exatamente a metade de toda a energia solar gerada nos testos das residências do Piauí. Conforme os dados da Absolar, o Estado todo tem pouco mais de 48 mil unidades geradoras, com potencial energético de 351,8 MW. 

Já no ranking nacional, por estados, o índice piauiense o deixa em posição intermediária, lá no 16ª lugar. São Paulo ocupa o primeiro lugar em número de residências atendidas pela geração própria solar, com 385,3 mil casas. Logo após vem o Rio Grande do Sul, com 303,1 mil. Minas Gerais fecha o pódio com 291,8 mil imóveis com placas fotovoltaicas em seus telhados.

Foto: Conecta PiauíTeresina tem o maior número de casas com energia solar no país; uma em cada dez existente
Teresina tem o maior número de casas com energia solar no país; uma em cada dez existente

Ronaldo Koloszuk lembra, ainda, que, segundo estimativas de analistas de mercado, apenas em 2023, os painéis solares registraram queda de cerca de 50% no preço médio final, ampliando a atratividade e o acesso aos brasileiros. "Trata-se, portanto, do melhor momento para se investir na tecnologia fotovoltaica e aproveitar a economia na conta de luz e os demais benefícios desta fonte limpa, renovável e barata.”

Um dos fatores que elevou a atratividade das placas solares residenciais é o recuo do preço, reflexo do aumento das vendas. Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, explica que o investimento em sistemas solares se paga em quatro a cinco anos, em média. Atualmente, há cerca de 100 linhas de financiamento disponíveis para ajudar a democratizar o acesso, oferecidas por instituições financeiras, fintechs e cooperativas de crédito.

Comente