Delegacia é inaugurada em Marcolândia e reforça segurança no extremo sul do Piauí
Unidade integra a Seccional de Paulistana no modelo de Unidade Integrada de Segurança Pública
A população de Marcolândia e municípios vizinhos já contam com uma nova estrutura de segurança pública. A Polícia Civil do Piauí inaugurou a Delegacia de Polícia Civil de Marcolândia, que passa a funcionar no modelo de Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), em parceria com a Polícia Militar do Piauí.
A nova delegacia está localizada em uma área estratégica de divisa com Pernambuco, reforçando o combate a crimes interestaduais e ampliando a presença do Estado no extremo sul do Piauí.
A instalação da unidade é resultado de um requerimento apresentado pelo deputado estadual Tiago Vasconcelos, ainda em 2025. O pedido foi posteriormente assinado pelo governador Rafael Fonteles no dia 21 de agosto de 2025, viabilizando a implantação da delegacia.
Para o deputado Tiago Vasconcelos, a entrega representa um avanço significativo para a região. “Tem delegacia nova chegando em Marcolândia. E agora temos um delegado de Polícia Civil à disposição da população de Marcolândia e também de Caldeirão Grande e Francisco Macedo, integrado com a Polícia Militar, uma unidade integrada em segurança pública para melhorar a vida do cidadão. Esse importante instrumento servirá para a proteção da população de Marcolândia e ainda das cidades de Caldeirão Grande do Piauí e Francisco Macedo. Uma necessidade urgente, que se torna realidade para garantir mais segurança e tranquilidade à população do Piauí”, destacou.
O prefeito de Marcolândia, Corinto Matos, também ressaltou a importância da conquista para o município e região. “Isso foi essencial para a nossa vida. Realmente um grande feito, um ganho para a sociedade local. Junto com a delegacia, chegou também uma viatura novinha aqui para Marcolândia”, afirmou.
Com delegado titular, viatura nova e atuação integrada entre as forças de segurança, a nova delegacia amplia a capacidade de atendimento à população e fortalece o enfrentamento à criminalidade na região de fronteira, atendendo diretamente Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí e Francisco Macedo.