Municípios em Foco

Filme francês destaca algodão orgânico de Paulistana com atuação do prefeito

O filme será exibido no dia 2 de dezembro no tradicional cinema Le Grand Rex, em Paris

A marca franco-brasileira VEJA lança “Longe dos Holofotes”, filme dirigido pelo cineasta Jérémie Battaglia, que revela pela primeira vez, de forma aprofundada, os bastidores da produção dos famosos tênis da marca. A obra conduz o público a uma viagem pela cadeia produtiva da VEJA no Brasil, destacando quem são as pessoas por trás dos materiais, do trabalho e das histórias que compõem cada par de tênis.

O filme será exibido no dia 2 de dezembro no tradicional cinema Le Grand Rex, em Paris. A produção inclui cenas gravadas no município de Paulistana, no interior do Piauí, que ganhou espaço de destaque no projeto audiovisual. O atual prefeito do município, Osvaldo da Abelha Branca, será um dos protagonistas na trama.

Foto: Reprodução
Filme francês destaca algodão orgânico de Paulistana com atuação do prefeito

Nos últimos anos, Paulistana consolidou-se como referência na produção de algodão orgânico no semiárido, chamando a atenção de marcas internacionais comprometidas com sustentabilidade. O município fornece algodão agroecológico certificado por meio da Pluma de Algodão Agroecológico, homologada pelo Ministério da Agricultura e pela Associação dos Produtores Agroecológicos do Semiárido Piauiense (APASPI).

Parte desse material é utilizada na linha de produtos da VEJA e inspirou inclusive o modelo “VEJA Paulistana”, lançado em homenagem à cidade. Ao inserir o município no filme, a marca reforça a valorização da cadeia produtiva e a parceria com os agricultores locais.

A estreia em Paris deve ampliar a visibilidade da produção piauiense, destacando o impacto social e ambiental das comunidades que cultivam algodão de forma sustentável no sertão.

O documentário se propõe a responder perguntas essenciais: De onde vem a borracha usada nos solados? Quem colhe o algodão orgânico? Quem são os trabalhadores que dão vida ao produto final? Em campo, Battaglia registra processos, rotinas e, principalmente, os rostos e vozes que movimentam a marca.

Para o cofundador da VEJA, Sébastien Kopp, o filme representa uma ruptura com a comunicação tradicional utilizada pelo setor. “É a primeira vez em 20 anos que documentamos de verdade, através de um filme, o que acontece no Brasil. Não havia como cairmos em algum tipo de comunicação corporativa. Então, criamos este filme. Acabou se tornando um OVNI cultural”, afirmou.

Na produção, trabalhadores envolvidos em diferentes etapas da fabricação dos tênis compartilham suas memórias, emoções, desafios e esperanças para o futuro. O resultado, segundo a equipe, é um retrato humano e sensível do impacto social por trás da marca.

“Longe dos Holofotes” terá estreia mundial exclusiva no cinema Le Grand Rex, em Paris, no dia 2 de dezembro.

Leia também