Governo do Estado lança ‘Diálogos pelo Piauí’ com serviços gratuitos em Picos
População pode acessar documentos, saúde, crédito e capacitação no Complexo da Cohab
Teve início nesta sexta-feira (11/04), em Picos, o projeto Diálogos pelo Piauí, promovido pelo Governo do Estado. A iniciativa reúne representantes de 23 prefeituras do Território Vale do Rio Guaribas e oferece dezenas de serviços gratuitos à população. O evento segue até sábado (12/04) e contou com a presença do governador Rafael Fonteles na plenária de encerramento, ao lado de secretários estaduais, gestores municipais e representantes da sociedade civil.
O primeiro dia é voltado exclusivamente à oferta de mais de 30 serviços públicos, disponíveis no Complexo Esportivo da Cohab. As atividades acontecem das 8h às 17h, com a participação de 15 órgãos estaduais, oferecendo serviços como emissão de documentos, vacinação, atendimentos na Carreta da Saúde, cursos profissionalizantes, linha de crédito, entre outros.
O diretor de Inovação da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Tiago Patrício, enfatiza o caráter integrador da iniciativa. “É o primeiro evento de 12 que vão ocorrer. Cada território vai receber esse evento nos próximos meses. Picos é o piloto”, destaca.
Ele explica que a proposta é reunir, em um só lugar, os serviços do Estado e a escuta ativa da população. “Nós estamos trazendo aqui para essa praça da Cohab, uma praça nova, uma praça bonita, todos os serviços do Estado. Aqui o governo mostra os serviços que já está fazendo no território Guaribas e em todo o Estado, mas também tenta buscar com as lideranças locais, com os moradores, formas de mitigar as questões que dificultam o desenvolvimento econômico, dificultam todas essas questões que podem ser aceleradas, em uma simples conversa do pessoal que está sentindo a dor na pele com quem pode resolver, que é o governo e suas instituições.”, pontua.
A coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, enfermeira Karina Amorim, destaca o papel da secretaria no projeto. “A Sesapi também participa dessa integração, dessa articulação, desse grandioso evento Diálogos pelo Piauí, para que a gente possa promover acessibilidade às populações dos territórios”, afirma.
Ela explica que a secretaria está oferecendo testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatites B e C, com resultado em até 15 minutos, além do encaminhamento imediato para tratamento. “Tratando essas doenças sexualmente transmissíveis, a gente consegue quebrar a cadeia de transmissão”, elucida. Karina alerta que, nos últimos dez anos, as ISTs vêm aumentando em todo o país, e o Piauí segue essa tendência.
O gerente de Comércio Exterior da Investe Piauí e coordenador do programa Made in Piauí, Gustavo Dias, ressalta a atuação da instituição durante o evento. “Hoje a Investe Piauí está presente nesse evento Diálogos pelo Piauí com dois programas, com o programa Oportunidade Jovem e também com o programa Made in Piauí, que é o programa que eu estou coordenando junto à Investe Piauí”, afirma.
Ele explica que o objetivo do Made in Piauí é fortalecer empresas e artesãos locais, ampliando o alcance de seus produtos. “O programa veio para trabalhar com as empresas locais, com os artesãos, para que a gente possa dar mais competitividade para essas empresas e esses produtos piauienses”, pontua.