Monsenhor Hipólito alcança o 1⁰ lugar do estado no Prêmio Alfa 10
O prêmio Alfa-10 integra as ações do Programa Pacto pelas Crianças
Nesta quarta-feira (23), o município de Monsenhor Hipólito foi destaque absoluto durante a solenidade de entrega do prêmio Alfa-10, realizada no Centro de Convenções de Teresina. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Piauí por meio do Programa Pacto pelas Crianças, reconheceu as escolas públicas com os melhores desempenhos na alfabetização de crianças na idade certa.
A grande protagonista da premiação foi a Escola Municipal Lino Rodrigues de Carvalho, que conquistou o 1º lugar entre as 104 cidades piauienses contempladas pelo programa. A conquista coloca Monsenhor Hipólito no topo do ranking estadual de alfabetização, refletindo o compromisso da gestão municipal e das equipes escolares com a educação de qualidade.
Além da Lino Rodrigues, outras duas instituições do município também se destacaram: a Escola Dirceu Arcoverde alcançou o 10º lugar e a Escola Judith da Silva Lima ficou na 16ª posição, consolidando Monsenhor Hipólito como uma referência na área educacional do estado.
Em entrevista, o prefeito Djalma falou sobre as principais ações desenvolvidas pela gestão municipal que contribuíram para a conquista do prêmio.
“O sentimento é de muita alegria, mas também de muita responsabilidade. Ficamos felizes com este resultado que reflete um trabalho que se iniciou há mais de quatro anos, onde a gente se preocupou com a primeira infância, com investimentos, infraestrutura, formação de professores e valorização dos profissionais de educação. Vamos continuar trabalhando para que os hipolitanos estejam alfabetizados e possam construir uma vida melhor”, destacou.
A diretora da Unidade Escolar Lino Rodrigues, Sandra Maria comentou sobre a alegria em poder ver o grande destaque da escola.
“Essa premiação é mais do que tudo um incentivo para todos nós, seja para o prefeito, para toda equipe da Secretaria de Educação e também para os alunos, porque eles ficam felizes quando nós falamos que fomos premiados. Na realidade, nem pensamos em posição do ranking, o que acontece é que vamos ensinando, colocando amor e quando vemos, estamos em primeiro lugar”, contou.
O prêmio Alfa-10 integra as ações do Programa Pacto pelas Crianças, que tem como objetivo garantir que todos os estudantes piauienses sejam alfabetizados na idade correta, até os 7 anos de idade. A avaliação leva em conta critérios como fluência leitora, compreensão textual e indicadores de gestão escolar.
Com os resultados alcançados em 2025, Monsenhor Hipólito reafirma seu papel de vanguarda na educação pública do Piauí, mostrando que o caminho da excelência começa nas primeiras letras.
Com informações da Cidades na Net