Pais denunciam precariedade no ensino de tempo integral em Cocal dos Alves
De acordo com relatos dos pais, as crianças passam o dia todo trancadas nas salas
A Educação em Cocal dos Alves enfrenta um momento delicado devido a mudanças no sistema de ensino que não foram planejadas adequadamente, afetando tanto alunos quanto seus responsáveis. Pais de crianças que estudam na rede municipal denunciaram a falta de estrutura nas escolas.
De acordo com a denúncia dos pais, os estudantes fazem as refeições dentro da sala de aula, já que muitas escolas não têm refeitório, banheiros ou áreas de recreação. As crianças ficam o dia todo trancadas nas salas.
Além disso, as crianças estão sendo transportadas para escolas distantes, algumas a até 40 km de casa, enfrentando longos trajetos de até 13 horas diárias, o que tem gerado preocupações sobre o impacto na aprendizagem. Pais fizeram um abaixo-assinado, com mais de 100 assinaturas, e enviaram ao Ministério Público para protestar contra o novo modelo de ensino. A principal queixa é a falta de opções para escolas de tempo parcial.
De acordo com dados do Ministério da Educação, Cocal dos Alves tinha 263 alunos em tempo integral no ano de 2024, todos na zona urbana. O restante dos alunos estava matriculado em ensino parcial, tanto na cidade quanto na zona rural. A mudança para o ensino integral tem gerado críticas, já que as escolas não têm a infraestrutura necessária para atender essa demanda.
Muitos acreditam que a motivação por trás da mudança seja o aumento de recursos financeiros recebidos pelo município, e não a melhoria da qualidade do ensino. O espaço continua aberto para respostas da Secretaria de Educação de Cocal dos Alves.