Parnarama: prefeitura disponibiliza inserção gratuita do DIU
Um método contraceptivo seguro e eficaz para mulheres
Em mais um avanço na cidade, a prefeitura de Parnarama vai disponibilizar atendimento médico para a inserção gratuita do DIU, um método contraceptivo seguro e eficaz para mulheres que não desejam engravidar ou adiar a gravidez.
Larissa Ribeiro, ginecologista e obstetra da cidade, explica que essa é uma opção simples e não hormonal para evitar uma gravidez.
"O DIU é um método contraceptivo não hormonal, ele é de longa duração, ele tem uma duração de 10 anos, ele tem uma eficácia muito boa, e é indicado para mulheres, mulheres que já tiveram filhos, as mulheres também que ainda não têm filhos”, disse a médica.
O que é e como funciona?
O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um pequeno e flexível dispositivo que deve ser inserido por um médico na cavidade uterina. Trata-se de um método anticoncepcional de longo prazo e reversível.
Há dois tipos principais de DIU: o DIU não hormonal, também chamado de DIU de cobre ou de prata, e o DIU hormonal, que libera um hormônio derivado da progesterona, o levonorgestrel.
Todos os tipos de DIU funcionam como excelentes métodos anticoncepcionais. O DIU hormonal pode ainda ser utilizado para o tratamento de sangramento menstrual excessivo, cólicas menstruais e para proteção do endométrio – camada de revestimento interno do útero – durante terapia hormonal na menopausa.