Prefeito de Paulistana realiza audiência pública para tratar da coleta de resíduos
Durante o encontro, foi apresentado o projeto de criação de um consórcio entre 16 municípios
O prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, realizou nesta quinta-feira (23) uma audiência pública para discutir a coleta de resíduos sólidos no município e em toda a região do Vale do Itaim.
O evento reuniu autoridades, representantes da comunidade e especialistas, com o objetivo de buscar alternativas sustentáveis para a destinação adequada do lixo e enfrentar o problema dos lixões a céu aberto que ainda predominam na região.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto de criação de um consórcio entre 16 municípios do Vale do Itaim, incluindo Jaicós, Simões e Paulistana – os maiores da região. A proposta prevê a instalação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos, que será gerenciada pela empresa ACCA Ambiental.
A usina tem como objetivo receber, tratar e promover a reciclagem de materiais descartados, uma iniciativa inovadora para uma região onde os resíduos ainda são descartados sem nenhum tipo de controle ambiental.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, apenas 4% do lixo produzido no Brasil é reciclado. Em Paulistana, os moradores geram cerca de 50 toneladas de resíduos sólidos por mês.
A criação da usina permitirá não apenas uma destinação ambientalmente correta, mas também a possibilidade de reciclagem, gerando impactos positivos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população local.
Paulistana, localizada estrategicamente entre as cidades de Picos e Petrolina, é considerada um polo logístico da região. A criação do consórcio intermunicipal reforça a parceria entre os municípios, unindo esforços para enfrentar um problema comum e contribuir para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no sul do Piauí.