Projeto Bombeiro Mirim Chega a Oeiras
O projeto visa proporcionar formação cívica e cidadania aos jovens
Oeiras se destaca ao ser o primeiro município do interior do Piauí a receber o projeto Bombeiro Mirim, uma iniciativa destinada a crianças de 8 a 14 anos. Esta parceria entre o Corpo de Bombeiros do Piauí, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Governo do Estado visa proporcionar formação cívica e cidadania aos jovens.
O Major Flaubert do Corpo de Bombeiros do Piauí se reuniu em Oeiras com Amilton de Zé Moura, presidente da Câmara de Vereadores, o ex-deputado estadual Mauro Tapety, o comandante do Corpo de Bombeiros de Oeiras, Tenente Marcone, subcomandante Tenente Ramos, tenente Da Cruz e membros da imprensa local para apresentar o projeto.
O Major Flaubert destacou a distribuição de kits de fardamento, escolares e esportivos, além das aulas de cidadania. As aulas começarão simultaneamente em Oeiras e Teresina, com inscrições abertas em março de 2025 e conclusão no final do ano.
"É um projeto social, o Projeto Bombeiro Mirim é um projeto social, é um projeto do Comando do Corpo de Bombeiros junto com a Secretaria de Segurança, trazendo um curso que vai atender 50 crianças aqui de 8 a 14 anos e atender essas famílias, receberam fundamentos, kits escolares, kits de esportes e principalmente aulas de cidadania. Oeiras foi contemplado junto com Teresina e as aulas iniciarão no mesmo dia. As reuniões de Oeiras são a primeira etapa, a segunda etapa será a reunião de Teresina, então o Oeiras está sendo a primeira a ser contemplada. As inscrições deverão iniciar já em março e o programa se encerrará no final deste ano", destacou
O Tenente Marcone ressaltou a importância social do projeto, que oferece novos horizontes para as crianças e visa despertá-las para a cidadania. Mauro Tapety elogiou a iniciativa, afirmando que trará benefícios sociais e contribuirá para a formação de cidadãos.
"Exatamente, esse programa traz muita profundidade social, um programa muito importante, que dá novos horizontes à criança, então ele é um projeto modelo que serve para a criança despertar para ser um cidadão. Com grande satisfação, eu tenho um orgulho muito grande de dizer que o Oeiras foi a única cidade do interior contemplada com esse projeto", destacou.
Com 50 vagas disponíveis, o projeto Bombeiro Mirim promete ser um marco no desenvolvimento social de Oeiras.