Projeto Neonato Seguro é lançado em Palmeirais em combater a mortalidade neonatal
A mortalidade neonatal representa mais de 60% das mortes infantis no Brasil
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeirais, por meio da Coordenação Epidemiológica e em parceria com o SAMU, lançou o Projeto Neonato Seguro, uma iniciativa voltada para a prevenção e redução dos índices de mortalidade neonatal na cidade. A mortalidade neonatal, que representa mais de 60% das mortes infantis no Brasil, continua sendo um grande desafio.
O projeto tem como objetivo capacitar gestantes, familiares e profissionais de saúde, oferecendo orientações sobre cuidados essenciais no período neonatal e primeiros socorros para crianças de 0 a 4 anos.
A primeira etapa do projeto aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lucidio R. Sousa, onde foram realizadas atividades teóricas e práticas. Os participantes aprenderam sobre como agir em situações de emergência, contribuindo para o aumento da segurança e bem-estar dos bebês e crianças pequenas.
Com a implementação do "Neonato Seguro", espera-se não só conscientizar a população sobre os riscos, mas também proporcionar um cuidado mais adequado e qualificado durante o atendimento às crianças nos primeiros anos de vida, minimizando os casos de mortalidade neonatal na cidade.