Recheada de fé e shows, Demerval Lobão comemora tradicional Festa do Vaqueiro
O evento iniciou com a cavalgada dos vaqueiros à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Com uma multidão de participantes, o município de Demerval Lobão comemorou nesta terça-feira (30/07), a tradicional Festa do Vaqueiro. O evento faz parte dos festejos da cidade, que tiveram início no dia 21 de julho. A programação teve início às 8h30, com a cavalgada dos vaqueiros até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Tendo saída marcada do Prado Carlito do Juca, os vaqueiros se deslocaram em grupos, utilizando os trajes típicos, e partiram para o momento de fé e fortalecimento da religiosidade, para dar continuidade às festividades. O dia é considerado um dos marcos tradicionais para a cidade. Reúne o maior público na igreja católica e na cidade para a Santa Missa do Vaqueiro.
O evento contou com a presença do presidente da Agespisa, Zé Santana, que destacou a potecialidade do momento reliogioso no município. Além disso, o gestor ressaltou a Festa do Vaqueiro como tradição que mantém de pé o viés cultural.
"A gente não poderia deixar de estar aqui nesse momento religioso, muito importante para a gente que participa com muita alegria dessas atividades religiosas, que certamente contribuem muito para o nosso engrandecimento enquanto pessoa, enquanto ser humano. É importante pregiar tanto a festa de Nossa Senhora do Socorro, como a cultura do vaqueiro para que se mantenha viva", reforçou.
Logo em seguida, a partir das 12 horas, os cavaleiros fizeram suas inscrições para a Corrida dos Cavalos, que faz parte das atividades tradicionais do evento municipal. Após o cadastro, os participantes tiveram um almoço, realizado no Ginásio Poliesportivo Mão Santa. Em paralelo, o público contou com aboios, leilões e sorteios de brindes para os vaqueiros.
Com 11 dias de muita festa, tendo o grande ápice na celebração da Festa do Vaqueiro, o prefeito de Demerval Lobão Ricardo Moura evidenciou a organização do evento e o poder de reunir a população do município e cidades adjacentes na comemoração dos festejos.
"Conseguimos proporcionar lindas festas durante os festejos e hoje dia é um dia especial. Várias bandas, bandas nacionais se apresentando. O dia começa com um café da manhã cavalgada, uma linda missa para nos abençoar, almoço, as festividades e leilões. A população que comparece, a gente fica feliz, além de podermos realizar essa linda e tradicional festa do nosso município", pontuou.
O secretário municipal de cultura, Alexandre Limma, externou que foi uma programação extensa, porém prazerosa para quem realiza a programação e também para quem vai acompanhar o evento do início ao fim. " Uma programação extensa, diversa e um pouco cansativa para quem faz, mas quem curte é maravilhoso e para a gente que faz também é muito prazeroso. São 11 dias dias de festas, já estamos encerrando, mas temos mais um dia amahã. Mas hoje é o grande dia, o dia do vaqueiro, o dia das maioreses atrações", enfatizou o secretário.
E para quem esteve nos palcos animando o dia, a energia não baixou nem um pouco. Rey Vaqueiro e Marcus Julião estiveram lá e fizeram aquele "arrasta pé" para ninguém ficar de fora. "A palavra é gratidão. Eu costumo dizer que o sucesso da gente é o que Deus tem preparado. E a gente vem trabalhando para isso. E hoje participar de uma festa dessas aqui, com a galera esperando a gente, isso é muito satisfatória mesmo", ressaltou o cantor de forró Rey Vaqueiro.
Já o cantor Marcus Julião falou da sua experiência de estar perla primeira vez se apresentando em Demerval Lobão. " Estou muito feliz de estar pela primeira vez em Demerval Lobão. Dia do vaqueiro tem que ser comemorada todo dia. O vaqueiro é sinônimo de fé, de força e de coragem. É a cara do nosso Nordeste e tem que ser comemorada damelhor forma, com muito forró.
Na corrida de cavalos, o jovem e experiente montador Nalbert Monteiro conta que compete nas pistas desde os dez anos, tendo chegado ao profissional há três anos atrás. Classificado em primeiro lugar, ele descreve a emoção de participar do evento.
"Comecei aos dez anos, na minha cidade mesmo, montando na pista mais pequena, aí vim na trajetória, correndo no amador, depois comecei há três anos montando no profissional. É um evento muito organizado, muito bem organizado. Corremos a classificatória agora há pouco e classificamos em primeiro lugar. Agora vamos correr a final", descreveu.
Estourado por onde passa, o cantor Flaguim Moral animou a noite da Festa do Vaqueiro e botou o público para dançar o piseiro. O artista falou sobre o momento na carreira e agradeceu aos fãs pela divulgação em seu trabalho.
"Só gratidão, a Deus, a todos os públicos e todos os fãs que sempre acreditam em todo o meu trabalho. E a gente vem aí construindo uma história, cada ano que passa. Os fãs sempre divulgando nosso trabalho, fazendo vídeos das nossas músicas. É só gratidão a Deus e a todo o povo. E hoje aqui em Demerval Lobão vamos fazer um muído diferenciado, botar poeira pra subir do chão", alegrou.
Os shows da noite continuaram com os sucessos de Chicão dos Teclados. O cantor relembrou o show marcante no aniversário de Demerval Lobão e, novamente nos palcos do município, celebra o evento com o carinho dos munícipes.
"Primeiro, a gente só tem a agradecer a moçada do Piauí, principalmente de Deneval Lobão. Aquela festa que eu toquei aqui o ano passado ficou muito marcante. Foi o aniversário da cidade. E quando eu encerrei, o pessoal pediu pra tocar mais uma meia hora, a gente tocou. Eu estou de volta aqui, no Dia do Vaqueiro. Já tem várias atrações nacionais aqui. E daqui a pouco, pra encerrar a noite, tem Chicão dos Teclados", agradeceu.
As festividades foram consagradas pelo show de Iguinho e Lulinha, que não deixaram o clima da Festa do Vaqueiro cair.
"Obrigado de coração, Festa do Vaqueiro, foi melhor do que eu esperava, a galera aí, nós agradecemos ao prefeito, todo mundo e toda a turma, obrigado e espero voltar mais vezes", declarou Lulinha. "Ah, foi bom demais, graças a Deus. Espero voltar mais vezes. Agradecer ao prefeito, todo mundo participou. Um cheiro no coração de todo mundo. E é nóis, um cheirão. Valeu!", concluiu Iguinho.
As comemorações da Festa do Vaqueiro continuaram na manhã desta quarta-feira (31/07), com apresentação da vaquejada no Prado Carlito do Juca. Dezenas de montadores participaram das competições e abrilhantaram o público que assistiu atento das arquibancadas.