Religiosidade e ancestralidade marcam a abertura do I Seminário CAPIVAFRO
O prefeito Rogério Castro esteve presente prestigiando esse momento histórico
Na manhã desta sexta-feira (21), teve início o I Seminário de Religiões de Matrizes Africanas, marcado por uma visita ao Anfiteatro da Pedra Furada. Mestres e mestras de terreiros, juntamente com praticantes e simpatizantes, vivenciaram um momento singular de reverência aos seus ancestrais.
O encontro foi carregado de emoção e energia positiva, não apenas para os seguidores das religiões de matriz africana, mas para todos os presentes. A experiência simbólica representou a força de centenas de pessoas que, ao longo da história, lutaram e resistiram aos mais diversos tipos de preconceitos. Para muitos, este dia simbolizou um grito de independência, de reconhecimento e de afirmação identitária.
O prefeito Rogério Castro, que esteve presente prestigiando esse momento histórico para os povos de terreiro, destacou emocionado a importância do evento:
“Hoje é um momento ímpar. Ontem, dia 20, recebemos uma bela notícia da Titulação Oficial do Quilombo Lagoas, assinada pelo Presidente Lula, garantindo ao quilombo 62 mil hectares. Hoje, ele se torna o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil. Estamos devolvendo essas terras aos seus verdadeiros donos: os povos de matrizes africanas.”
A Secretária Municipal de Igualdades Raciais Neuma Borges, ao falar, foi tomada pela emoção, lembrando que este momento seria uma realização de um sonho antigo, unir e reunir esses grupos nesse espaço mágico da Serra da Capivara.
Após o momento místico no Anfiteatro da Pedra Furada, o grupo seguiu para uma visita guiada ao Boqueirão da Pedra Furada, um dos pontos turísticos mais impressionantes do Parque Nacional da Serra da Capivara — local que muitos dos participantes ainda não conheciam.
Programação de amanhã (sábado) – 22/11
Seminário – Encontro de Terreiros do Território Serra da Capivara
Local: SINDSERM – Bairro Cipó, São Raimundo Nonato – PI
Horário: 08h às 18h
Atividades: palestras, feira de economia solidária, batuques e construção da Carta de Compromissos CapivAFRO.
VEJA MAIS FOTOS: