Municípios em Foco

São João do Arraial é contemplada com 153 cisternas para comunidades rurais

Projeto do Governo Federal vai beneficiar famílias e escolas com acesso à água potável no semiárido

O município de São João do Arraial foi contemplado com 153 cisternas por meio de um programa do Governo Federal, desenvolvido através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso à água potável e melhorar as condições de vida das populações rurais do semiárido piauiense.

Foto: Reprodução
São João do Arraial recebe 153 cisternas para comunidades rurais

A capacitação para a execução do projeto foi coordenada pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e pelo Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), que também é responsável pela implementação do programa em três municípios da região. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Miguel Rodrigues, e o coordenador do Centro Cocais, Mauro Rodrigues, participaram na última sexta-feira (03), do processo de capacitação.

As primeiras comunidades beneficiadas serão Vaca Morta e Cabaceiro, que receberão cisternas de 16 mil litros. Além disso, quatro escolas do município serão contempladas com cisternas de 52 mil litros, reforçando a estrutura de abastecimento hídrico nas instituições de ensino.

Foto: Reprodução
São João do Arraial é contemplada com 153 cisternas para comunidades rurais

De acordo com Daluz Fonseca, diretora do CEAA, comissões municipais foram formadas para identificar as famílias que atendem aos critérios do programa e que poderão ser beneficiadas com a instalação das cisternas em suas residências.

O projeto representa um passo importante na luta contra a escassez de água no semiárido, promovendo segurança hídrica e dignidade para as comunidades mais vulneráveis da região.

Leia também