São Raimundo Nonato recebe Prêmio Alfa-10 por compromisso com a Alfabetização
A premiação aconteceu durante o evento Pacto pela Educação 2025, promovido pelo Governo do Estado
A Educação Municipal de São Raimundo Nonato é destaque estadual. A Unidade Escolar Eliacim Mauriz recebeu nesta quarta-feira, 23, em Teresina, o Prêmio Alfa-10 – criado pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) para valorizar boas práticas e estimular a melhoria dos índices de aprendizagem, reconhecendo escolas públicas, estaduais e municipais, com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa).
A premiação aconteceu durante o evento Pacto pela Educação 2025, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc e do Programa Pacto pelas Crianças. Na oportunidade, o município de São Raimundo Nonato esteve representado pela primeira-dama e secretária do Trabalho e Assistência Social, Talita Ribeiro e pela professora Edmeia Paixão, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que, além do Prêmio Alfa-10, receberam do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, a medalha e o certificado do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
Com o reconhecimento, a escola contemplada torna-se referência dentro da rede e assume um papel ativo na cooperação técnico-pedagógica com outras unidades que enfrentam maiores desafios. É uma forma de espalhar boas práticas e fortalecer uma rede solidária de aprendizagem no município. “Celebramos mais esta conquista para São Raimundo Nonato”, pontua Talita Ribeiro.
“Parabenizamos a equipe da Unidade Escolar Eliacim Mauriz, gestores e professores, pelo empenho para conseguir esse prêmio. Que sirva de modelo para as demais escolas para que tenhamos, nos próximos anos muitas escolas premiadas na nossa região”, comemora Edmeia Paixão, acompanhada pelas professoras Jaira e Fabiana.
Completando dois anos de criação, o Programa Pacto pelas Crianças do Piauí vem mobilizando municípios, escolas e profissionais da educação para garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever até os sete anos de idade, o que repercute na melhoria dos indicadores educacionais que envolvem o domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no Ensino Fundamental.