São Raimundo sedia festivais de diversidade e cultura afro-brasileira
Prefeitura realiza eventos para fortalecer tradições e promover integração cultural
Com o objetivo de fomentar a expressão cultural, valorizando as raízes e tradições populares, a Prefeitura de São Raimundo Nonato, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na última sexta-feira e sábado, 23 e 24, uma ampla programação que movimentou a cena cultural da cidade.
Na sexta-feira, aconteceu o 3º Festival da Diversidade Cultural, que celebrou a riqueza e pluralidade das expressões culturais presentes de São Raimundo Nonato, reunindo representantes de diferentes segmentos artísticos e sociais, promovendo o respeito, a inclusão e o diálogo entre as mais diversas manifestações culturais. “Um evento muito bonito e prestigiado. Quero agradecer a todos os grupos culturais que aqui se apresentaram”, comemora a secretária municipal de Cultura, Rosa Amélia.
Durante o evento, o público apreciou apresentações musicais, danças tradicionais, exposições artísticas, culinária típica e feira de artesanato que destacaram a importância da valorização das identidades e das histórias que compõem o patrimônio cultural. “Essa troca é maravilhosa, porque a gente consegue expor o nosso trabalho para mais pessoas da nossa cidade. Espero que a Prefeitura coloque muitos outros eventos como este, que ajudam muito nós que somos microempreendedores”, comemora o artesão Tom.
Para o prefeito Rogério Castro, o evento reafirma o compromisso da Prefeitura de São Raimundo Nonato com a promoção da diversidade como um valor essencial para a construção de uma sociedade mais justa e plural. “São Raimundo é uma cidade multicultural”, assinala o prefeito.
4º Festival da Cultura Negra na Lagoa das Emas
No sábado, 24, a comunidade Lagoa das Emas é o palco do 4º Festival da Cultura Negra, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura para promover a cultura afro-brasileira e celebrar suas contribuições para a cultura de São Raimundo Nonato.
A programação contemplou rodadas de conversa, oficinas e diversas manifestações artísticas que fortalecem as tradições do povo quilombola.
O evento coincidiu com a visita técnica dos alunos do Colégio Santa Cruz, de São Paulo, que anualmente realizam o projeto Veredas, na Lagoa das Emas, fortalecendo os laços com a história e a cultura da região e promovendo um intercâmbio cultural com os estudantes Unidade Escolar José Caetano, do povoado São Vítor, numa rica troca de saberes, vivências e tradições, valorizando a cultura negra e reforçando a importância de manter viva essa herança ancestral.
“Nós, do Colégio Santa Cruz, temos a tradição de vir aqui para a Serra da Capivara e eu como professora estou vindo pela primeira vez esse ano e tivemos a sorte de estar aqui no mesmo momento do Festival. Essa é uma viagem muito importante para os alunos, muito marcante a vida deles, em que eles conseguem conhecer finalmente conhecer de fato uma cultura de perto, conhecer as pessoas, trocar informações, trocar afetos, trocar gestos e poder estar aqui no quilombo nesse momento vai ser muito importante para todos nós, porque é um momento em que todo mundo consegue se reunir para conseguir dividir aquele que não conseguimos compartilhar por conta da distância”, pontua a professora Mariana David.