Turistas de EUA e França lideram visitações ao Parque Nacional Serra da Capivara
Outros países com grande presença de turistas são a Alemanha (18,7%), China (12,3%) e Itália (11,1%)
O Parque Nacional Serra da Capivara, um Patrimônio Cultural da Humanidade e conhecido por abrigar a maior e mais antiga concentração de arte pré-histórica das Américas, tem atraído turistas de todo o mundo. De acordo com um levantamento recente, os países cujos turistas mais visitam o parque são os Estados Unidos e a França, com 38% e 19,9% das visitações, respectivamente. Outros países com grande presença de turistas são a Alemanha (18,7%), China (12,3%) e Itália (11,1%).
No cenário nacional, o Piauí é o estado com o maior número de visitantes, representando 49,3% do total de turistas. Seguem-se São Paulo (26,4%), Pernambuco (11,3%), Bahia (7,6%) e Ceará (5,4%). Quando observamos as cidades de origem, São Paulo lidera com 37,6% dos visitantes, seguido por Teresina (23,4%), São Raimundo Nonato (20,7%), Petrolina (9,5%) e Rio de Janeiro (8,7%).
O parque, criado em 1979 e com 1.300 sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ocupa uma vasta área de cerca de 130 mil hectares, abrangendo os municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, no sudeste do Piauí. Durante o ano, as temporadas de maior movimento são nos meses de junho, julho e janeiro, durante as férias escolares.
Este levantamento destaca a importância do Parque Nacional Serra da Capivara como um destino turístico internacional, sendo uma janela para o passado pré-histórico da humanidade e um local estratégico para o turismo cultural e ecológico no Piauí.