Uruçuí celebra Dia do Vaqueiro nos Festejos de São Sebastião
Cavalgada reuniu vaqueiros de várias regiões e marcou a celebração em Uruçuí
Os festejos de São Sebastião, em Uruçuí, reservaram a segunda-feira (19) para celebrar os vaqueiros, símbolos de coragem, resistência e tradição no Nordeste. A homenagem reforça o papel histórico da categoria na construção da identidade cultural e econômica da região.
A data, agora oficialmente comemorada em 19 de janeiro, foi instituída por meio de lei sancionada pelo prefeito Gilberto Júnior, a partir de proposta da Câmara Municipal. O gestor destacou a relevância dos vaqueiros para o município. “Uruçuí nasceu da agricultura e da pecuária. O vaqueiro teve protagonismo desde os primórdios e continua sendo fundamental até hoje. Essa é uma justa homenagem a quem ajudou a construir a nossa história.” Afirmou.
O prefeito também ressaltou o sucesso da programação. “Estamos hoje na nona noite de festejo de São Sebastião, que já começou grande, no maior espaço e evento do estado. Hoje é um dia especial, o Dia Municipal do Vaqueiro, profissão que fez a história tanto no Piauí quanto aqui em Uruçuí. Resolvemos homenagear com a grande cavalgada e grandes shows nacionais e regionais, para prestigiar a vaqueirama e todos os fiéis de São Sebastião.” Declarou.
A celebração contou com uma grande cavalgada, reunindo vaqueiros de diferentes regiões e culminando na chegada ao parque e à praça de eventos. Além dos cavalos, a presença de bois chamou atenção do público, com destaque para a boiada liderada pelo boi “Batoré”, que virou marca registrada da cavalgada.
E como manda a tradição, onde tem vaqueiro, tem vaquejada e tem forró. A animação ficou por conta de Edir Vaqueiro, que embalou a vaqueirama com músicas que exaltam o homem do campo e a vida no sertão.
O secretário do Trabalho, Zé Santana, também destacou a valorização do homem do campo. “Hoje é o Dia do Vaqueiro, com esta bela cavalgada e a chegada ao Parque da Praça de Eventos. Essa valorização do vaqueiro, que é um lutador com garra e determinação, só nos traz mais energia para esta festa maravilhosa na nossa querida cidade de Uruçuí.” Pontuou.
A programação dos festejos segue até esta terça-feira (20). Na noite desta segunda, Menino do Barão e Rei Vaqueiro comandam os shows. Já no último dia de celebração, Washington Brasileiro e Wesley Safadão encerram a festa em homenagem a São Sebastião, reunindo moradores e visitantes em Uruçuí.
Entre os homenageados, o vaqueiro Pedro Mendonça resumiu em versos o orgulho de manter viva a tradição. “Ser vaqueiro para mim é a coisa melhor do mundo. Trabalho ganhando pouco, mas levo a vida que eu gosto sem inveja de ninguém. O cavalo é meu transporte, o gibão é meu paletó. Essa foi a escola onde estudei e a faculdade onde me formei para ser vaqueiro do sertão.” Declarou.