Notícias do Agro

Artesanato de cerâmica em argila branca de Floriano é Patrimônio Cultural do Piauí

O governado Rafael Fonteles assinou o decreto que reconhece a tradição quase centenária

O governador Rafael Fonteles assinou decreto que reconhece o artesanato de cerâmica em argila branca, produzido no bairro Curtume, em Floriano, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Piauí.

“O Curtume guarda um saber popular que é patrimônio do povo piauiense. O reconhecimento fortalece a cultura, garante mais visibilidade aos artesãos e abre caminho para políticas públicas de apoio e desenvolvimento do setor”, justificou o governador do Piauí.

Foto: Reprodução
Artesanato de cerâmica em argila branca de Floriano é Patrimônio Cultural do Piauí

A medida valoriza uma tradição quase centenária que se consolidou como um dos maiores símbolos da identidade cultural da cidade. Atualmente, a produção do artesanato com argila branca ofício se tornou meio de sustento para diversas famílias.

A presidente da Cooperativa do Artesão dos Curtume (Cooargila), Maria das Mercês, trabalha há 47 anos com o artesanato em argila. “Eu gosto demais de artesanato. É por meio dele que obtemos o sustendo da nossa família. Ver a cerâmica aqui do Curtume reconhecida é muito valorizador e gratificante”, disse artesã.

Produzida manualmente por famílias do Curtume, a cerâmica em argila branca ganhou notoriedade pela técnica artesanal transmitida de geração em geração. O material, que na extração é escuro e após a queima adquire coloração clara, é considerado raro no Brasil e tornou-se marca registrada do bairro.

Leia também