Notícias do Agro

Preço do milho cai e causa prejuízo a agricultores piauienses

Tem muita produção para poucas vendas, afirma Cepea

Com a maior disponibilidade de milho, devido ao avanço da colheita, e as recentes desvalorizações no mercado internacional, as cotações do cereal continuam em queda no mercado interno e isso tem afetado negativamente os agricultores do Piauí.

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) fez um levantamento que mostra recuos mais expressivos na região Centro-Oeste do país. No cenário atual vendedores vem se mostrando receosos em fazer novas negociações, pois acreditam que a demanda internacional pode se direcionar para o Brasil, devido aos recentes embates da Rússia com a Ucrânia, que parece não ter fim.

Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
Preço do milho cai e causa prejuízo a agricultores piauienses

Segundo o sócio proprietário da Insolo, Fazenda Ipê localizada na zona rural do município de Baixa Grande do Ribeiro, Ricardo Faria, disse que essa desvalorizada no preço do milho, que hoje está custando R$ 53,62 a saca de 60kg, tem afetado a receita dos agricultores, mas que a produção no Piauí continua a todo vapor.

Médios e pequenos produtores que não tem condições de se manter com o preço que está hoje, acabam desistindo das suas plantações. Essa é uma realidade bastante preocupante, tendo em vista que o estado busca esse crescimento para ser reconhecido na produção de milho e soja.

Ricardo Faria explicou que essa desvalorização do mercado é causada principalmente pela alta produção das lavouras e com isso os preços caem e muitos produtores desistem de suas plantações. "Pode acontecer e causar muitos prejuízos. Muita produção, aí o preço caiu muito", disse.

Leia também