Alepi celebra 190 anos com homenagens e reconhecimento a ex-parlamentares
Sessão solene reúne autoridades e ex-deputados em noite marcada por memória e gratidão
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) comemorou seus 190 anos em uma sessão solene marcada por música, homenagens e reconhecimento ao trabalho de ex-parlamentares. O evento reuniu autoridades, familiares e a população em uma noite de celebração da história e da democracia.
Cerca de 100 ex-deputados e deputadas receberam a medalha do Mérito Legislativo, como forma de reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento do estado. “O meu sentimento é de gratidão. Foi uma casa em que convivi por 16 anos. Lamento que muitos dos velhos amigos já se foram, mas é uma alegria estar vivo e comemorando este evento”, afirmou o ex-deputado César Melo, homenageado.
“Consegui ingressar na universidade, terminei meu curso superior, depois fui vereador de Teresina, presidente do sindicato dos professores e, por fim, deputado estadual por 18 anos. Quando olho para trás, sinto orgulho de ter chegado onde cheguei”, afirmou João de Deus, ex-deputado e atual secretário, também homenageado.
O governador Rafael Fonteles ressaltou o papel essencial do Legislativo na democracia: “Eu sempre digo que o poder legislativo é quem garante a essência da democracia em qualquer país. São os parlamentares que estão mais próximos da população e representam a diversidade das forças políticas e sociais”, afirmou.
As comemorações pelos 190 anos da Alepi se estenderam por diversas cidades do interior e culminaram em Teresina, reforçando a importância da instituição para o estado.
O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, destacou a proximidade da Casa com a população: “As pessoas aproveitavam para conversar, trazer suas demandas, entregar ofícios e fazer requerimentos. É para isso que a Assembleia está lá, para ser um espaço ativo da população”, afirmou.
O ministro Wellington Dias também ressaltou o papel estratégico do Legislativo Estadual: “O Legislativo é onde se tem a condição de estar próximo do povo e, ao mesmo tempo, planejar estratégias para o Estado”, afirmou.