Deputado Limma alerta para risco de conflitos entre partidos aliados em 2026
Deputado cobra mais diálogo entre partidos que disputam vaga ao Senado em 2026
Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quarta-feira (30/04), o deputado estadual Francisco Limma (PT) fez um alerta sobre os riscos de desentendimentos entre os partidos aliados que compõem a base governista no estado. A preocupação do parlamentar está relacionada à disputa por uma das vagas majoritárias em 2026, especificamente ao Senado.
Segundo Limma, o apoio a um candidato ao Senado ou ao governo depende da coesão entre os partidos que integram a aliança.
“Um candidato ao Senado, assim como um candidato ao governo, depende de todos os partidos aliados, inclusive dos que são candidatos. Eu imagino que uma das vagas majoritárias está sendo preenchida por um partido que está criando dificuldades ou avançando sobre os espaços das outras lideranças. Não tem como isso não dar problema mais na frente”, afirmou.
Limma reforçou a necessidade de diálogo e de construção de uma estratégia unificada entre os aliados, sob o risco de a desorganização interna favorecer adversários políticos.
“É essa discussão que a gente está falando: é chamando a atenção para a necessidade de que os partidos possam se alinhar, montar uma estratégia e evitar esses conflitos, porque mais cedo ou mais tarde eles vão atrapalhar a unidade em torno desse projeto. E quem ganha com isso? Quem está na oposição ao projeto liderado por esse bloco”, completou o deputado.
Veja o vídeo: