Painel Político

Divergências marcam audiência que discute volta dos ambulantes para as ruas de THE

Vereadores discutiram se projeto é inconstitucional ou não; alguns sugeriram a reelaboração do mesmo

A audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (16/10) na Câmara Municipal de Teresina, que discutiu o retorno de vendedores ambulantes às ruas do centro da capital, foi marcada por divergências de opinião. O projeto tem proposição dos vereadores Venâncio Cardoso (PSDB), Aluísio Sampaio (PP) , Bruno Vilarinho (PTB) e Deolindo Moura (PT).

Foto: Eduardo Amorim/Conecta Piauí
Audiência na Câmara Municipal de Teresina
O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) afirmou ao Conecta Piauí que, caso aprovado, o projeto de lei vai dificultar a passagem de pedestres no Centro de Teresina, sugerindo como solução feiras em datas específicas para agregar os ambulantes. “Eu advogo que deve haver um calendário, um cronograma nos bairros de Teresina, que todos os dias tenham feiras em locais diferentes. Sou a favor da Feira do Livro Usado, mas não sou a favor que ela fique em caráter permanente. Nenhum ambulante pode ocupar um espaço público em caráter permanente”, explica.
Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Vereador Aluísio Sampaio

Já o vereador Venâncio Cardoso se mostrou contrário ao projeto e criticou a gestão da prefeitura. "A prefeitura não sabe o número de boxes desocupados no shopping da cidade e quer que se vote esse projeto agora para regulamentar os ambulantes. A minha a minha aposta é que se Teresina tiver mil ambulantes, na hora em que a gente aprovar uma lei como essa, o número passa para vinte mil.", diz.

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Vereador Venâncio Cardoso

O superintendente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Ulysses Moraes, também é contrário à criação do projeto na forma em que ele foi elaborado. "O projeto evidentemente tem equívocos e ele já nasce dentro das próprias secretarias que estão envolvidas. Por que ele não está envolvido a Semdec, que é uma secretaria de desenvolvimento econômico e que não está no projeto? Nós precisamos ter envolvimento de todos e o procedimento estético, ele é um caso de saúde pública. Nós precisamos encontrar soluções que só podem vir através do diálogo", pontua.

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Ulysses Moraes

Leia também