Plantão Policial

Draco prende 22 pessoas durante operação contra facção criminosa em Teresina

Draco 55 é um desdobramento da Operação Laje realizada em maio deste ano

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por intermédio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) , deflagrou na manhã desta sexta-feira (11/08) a "Operação Laje III - Draco 55", nos bairros Frei Damião, Alto da Ressurreição, Gurupi, Renascença II, Parque do Sol, Dirceu I, Parque Ideal e Recanto dos Pássaros, localizados na Zona Sudeste de Teresina .

A ação visa cumprir 40 mandados de prisão, busca e apreensão em desfavor de indivíduos supostamente ligados às facções criminosas que atuam na região. Ao todo, 16 pessoas foram presas e seis menores foram apreendidos.

Foto: Divulgação/ PC-PI
Operação Laje III - DRACO 55

O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, explicou que a operação é um desdobramento de outra ação do departamento, realizada ainda no primeiro semestre de 2023.

“A ação de hoje é um desdobramento da Operação Laje, que deflagramos no primeiro semestre. Esta é a terceira fase, chamada Operação Laje 3 - Draco 55. É importante destacar que todo esse esforço está inserido na nossa estratégia de combate às facções criminosas”, explicou.

Foto: Tiago Moura/ Conecta Piauí
Coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa

O coordenador ressaltou que o Draco está atuando em várias frentes para combater e desarticular as células de facções criminosas que atuam em Teresina.

“No início da semana, anunciamos uma operação em outras áreas da capital para desmantelar uma célula de uma facção. Agora, estamos deflagrando outra operação em uma zona diferente, visando desbaratar uma célula de outra facção. Estamos atuando em várias frentes para tirar esses indivíduos de circulação e desarticular completamente essas facções que operam no Estado do Piauí”, disse.

Foto: Tiago Moura/ Conecta Piauí
Presos durante a operação do Draco

Além de integrar facções criminosas, os presos possuem uma extensa ficha criminal, um deles é investigado por duplo homicídio e outros dois ainda estavam com tornozeleira eletrônica.

“Esses indivíduos, além de fazerem parte de facções criminosas, possuem extensos registros criminais. Dois deles são monitorados por tornozeleira eletrônica e um tem histórico de duplo homicídio, sendo investigado por diversos roubos e outros assassinatos. Temos casos de homicídios aqui em Teresina”, explicou.

Ainda segundo o coordenador, a intensificação dessas ações foi determinada pelo delegado-geral, Luccy Keiko. “O delegado-geral Luccy Keiko determinou um reforço nas nossas ações, resultando em cerca de 40 prisões de membros dessas facções criminosas em apenas uma semana. Somente em agosto, nos primeiros 11 dias, deflagramos três grandes operações em diferentes zonas da capital, prendendo mais de 40 pessoas”, explicou.

“Vamos intensificar ainda mais nossas ações, e com certeza, a partir desta operação de hoje, outras operações virão, levando à prisão de mais indivíduos ligados a essas organizações criminosas”, ressaltou o delegado Charles.

Questionado sobre o número crescente de mulheres envolvidas com essas facções criminosas, o delegado explicou que é um resultado da criminalidade moderna.

Foto: Tiago Moura/ Conecta Piauí
Presos durante a operação do Draco

“Infelizmente, é um fenômeno da criminalidade moderna que algumas mulheres também se envolvam, não apenas em atividades criminosas, mas também com facções. Algumas delas ocupam posições de liderança nessas facções. Por exemplo, na operação de hoje, das 22 pessoas presas, três são mulheres e fazem parte diretamente dessas facções criminosas”, explicou.

O delegado finalizou lembrando que, não importa o sexo ou a idade, se essas pessoas estão envolvidas com facções criminosas, elas serão presas pelo Draco.

“Sempre enfatizo que no estado do Piauí não fazemos distinção quanto à idade ou gênero. Se alguém integra uma facção criminosa, independentemente do sexo ou idade, tomaremos as medidas necessárias para retirá-los de circulação e responsabilizá-los criminalmente”, finalizou.

Leia também