Plantão Policial

Empresário teve arsenal apreendido e levava filho adolescente a rachas em Teresina

Na casa do investigado, foi encontrado um arsenal composto por 15 armas de fogo e 2.700 munições

A Operação Need for Speed , deflagrada nesta quinta-feira (27/11) para desarticular grupos envolvidos em rachas com veículos de luxo em Teresina, identificou um empresário como um dos principais alvos da ofensiva policial . Na casa dele, os agentes encontraram um arsenal composto por 18 armas de fogo e 2.700 munições , além de uma arma irregular. Durante a ação, um vereador de Hugo Napoleão também foi preso com uma arma em situação ilegal.

As investigações apontam que o empresário permitia que o filho, um adolescente de 16 anos, utilizasse seus carros de alto desempenho para participar das corridas clandestinas . Em um dos episódios já apurados, o homem chegou a acompanhar o adolescente até um posto de combustíveis antes de uma dessas disputas. No dia do cumprimento dos mandados, o jovem teria recebido outro veículo do pai.

Conforme o delegado Mateus Zanatta, o empresário não estava em casa no momento da operação , mas o material apreendido levou à autuação por posse irregular de arma de fogo. Embora possuísse registro como colecionador, a mudança de categoria, de nível 3 para nível 1, impede que ele mantenha a quantidade de armamento encontrada , além da arma totalmente sem registro, que agrava a situação.

"Na casa de um dos investigados, nós encontramos com o pai dele 18 armas de fogo. Uma das armas era ilegal, não tinha registro, por isso que ele está sendo autuado pelo crime de posse irregular da arma de fogo. As outras 17 armas estão registradas como CAC. No entanto, ele era nível 3, ele poderia ter essas armas, hoje ele é nível 1. Então ele não pode ter essa quantidade de armas. E agora, como ele vai responder pela posse irregular de arma de fogo, ele perdeu a idoneidade de ter qualquer tipo de arma", explicou.

A ofensiva policial cumpriu 28 mandados de busca e apreensão contra 26 investigados , resultando na apreensão de 17 veículos de alto valor, encontrados em residências e estabelecimentos comerciais. Também foram recolhidos R$ 37 mil em espécie, enquanto R$ 60 mil foram pagos em fiança por alguns dos alvos.

Leia também