Líder criminoso do extremo sul do Piauí é capturado durante operação no Pará
O indivíduo é apontado como mandante e executor de diversos homicídios registrados no estado
Uma operação integrada entre forças de segurança do Piauí, Pará e Goiás resultou, nesta terça-feira (09/12), na prisão de Joabe da Silva Aguiar, de 40 anos, considerado um dos criminosos mais perigosos em atuação no extremo sul piauiense . Ele foi localizado na Travessa Timbó, no bairro Pedreira, em Belém (PA), onde vivia usando documentos falsos com o nome “André Silva Sousa”.
Foragido desde 2016 da Penitenciária de Bom Jesus, Joabe é apontado como mandante e executor de diversos homicídios registrados nos municípios de Avelino Lopes, Bom Jesus e outras cidades da região. No momento da abordagem, ele portava dois celulares e R$ 15 mil em espécie .
A ação contou com a participação da SSP-PI, Polícia Civil e Militar do Piauí, Diretoria de Inteligência (SSP-PI), DRACO, além do Grupo Antissequestro da Polícia Civil de Goiás, Ciberlab da SENASP, Núcleo de Inteligência Policial do Pará e Divisão de Homicídios da Polícia Civil paraense, que auxiliaram no rastreamento e na identificação do foragido.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, a prisão representa um marco no enfrentamento ao crime organizado na região . Ele ressaltou que a captura só foi possível graças ao trabalho articulado entre as instituições envolvidas.
“A captura desse criminoso é de enorme relevância para o Estado (...). Essa prisão só foi possível graças a um trabalho integrado de inteligência”, afirmou o delegado, destacando ainda o apoio do delegado Alessandro Barreto e das polícias civis do Goiás e do Pará .