Plantão Policial

'Líder espiritual' é preso por manter mulheres e criança em cárcere no Piauí

Testemunhas informaram que o homem exercia controle total sobre as vítimas

Um homem foi preso em flagrante nessa quarta-feira (14) na zona rural de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, suspeito de manter três pessoas, incluindo uma criança, em cárcere privado sob condições degradantes. A prisão ocorreu no povoado Mato Cajá.

De acordo com as autoridades, as vítimas são a esposa do suspeito, uma criança de 12 anos e uma outra mulher, sem grau de parentesco confirmado. Elas foram encontradas vivendo em completo isolamento, em situação de extrema vulnerabilidade e sob vigilância constante do investigado, que se apresentava como líder espiritual.

Testemunhas informaram que o homem exercia controle total sobre as vítimas, que só podiam sair de casa com sua autorização ou, segundo ele, “se Deus permitisse”. A criança estava fora da escola há pelo menos cinco anos e só teve a certidão de nascimento emitida aos 9 anos, após a intervenção do Conselho Tutelar.

Foto: Reprodução
'Líder espiritual' é preso por manter mulheres e criança em cárcere no Piauí

Há indícios de que o grupo vivia uma espécie de relação poliafetiva, e uma das mulheres resgatadas estava desaparecida desde 2019, sendo procurada pela família. O caso ganhou contornos ainda mais graves ao se confirmar que o homem já era alvo de investigação por importunação sexual em outro processo.

As vítimas foram acolhidas por equipes de assistência social e encaminhadas para acompanhamento psicológico. O suspeito foi conduzido à delegacia local, onde responderá por cárcere privado, maus-tratos e demais crimes que forem apurados no decorrer das investigações.

Leia também