Plantão Policial

Motorista sem curso específico é flagrado conduzindo ônibus com 17 crianças no PI

Condutor já havia sido flagrado pela PRF há uma semana realizando a mesma prática

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na tarde dessa quarta-feira (16/08) na BR-316, em Valença do Piauí , flagrou um motorista conduzindo um ônibus escolar sem ter o curso específico exigido.

Durante a operação, os agentes ordenaram a parada de um micro-ônibus escolar, modelo Vw/Neobus Thunder, que estava transportando 17 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio para escolas públicas em Valença do Piauí. Ao abordar o condutor, um homem de 41 anos, foram solicitados os documentos necessários.

Foto: Divulgação/ PRF-PI
Transporte irregular de alunos

Após verificação nos sistemas, a equipe constatou que o motorista não possuía os registros necessários de conclusão dos cursos específicos exigidos para o transporte escolar. Esses cursos são destinados a motoristas habilitados que desejam conduzir veículos desse tipo.

Continuando a fiscalização, os policiais, por meio de uma inspeção minuciosa no veículo, identificaram várias irregularidades. Além da ausência de formação do motorista, o extintor de incêndio do micro-ônibus não possuía informações sobre validade, carga e teste hidrostático; o equipamento cromatográfico não possuía registros de certificação do Inmetro; e dois pneus apresentavam sinais de desgaste.

Cabe ressaltar que o mesmo condutor já havia sido flagrado pela PRF, há uma semana atrás, conduzindo o mesmo veículo sob condições semelhantes. Naquela ocasião, as irregularidades constatadas também foram registradas e o condutor recebeu um prazo de cinco dias para regularização e reapresentação do veículo. No entanto, apesar do alerta, o homem continuou a conduta prejudicial e ilegal, que põe em risco a vida de crianças e adolescentes que utilizam o transporte.

Na manhã da quarta-feira (16), a PRF recebeu uma denúncia anônima sobre o transporte irregular de estudantes por um micro-ônibus que estava buscando alunos na zona rural de Valença e levando-os para a área urbana da cidade. A denúncia também informava que o motorista estava evitando as fiscalizações ao escolher rotas alternativas. Após verificar os detalhes, a equipe confirmou que o veículo abordado correspondia ao micro-ônibus mencionado na denúncia.

Diante dos fatos, o condutor do veículo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por exercício ilegal de profissão e por dirigir veículo automotor em via pública sem a devida permissão ou habilitação, gerando perigo de dano. Ele comprometeu-se a comparecer no Juizado Especial quando for intimado.

A fim de garantir a segurança dos estudantes, uma viatura da PRF escoltou o veículo até a área urbana de Valença-PI para garantir que o desembarque ocorresse de forma segura nas respectivas unidades escolares.

A PRF enfatiza, mais uma vez, a importância de que condutores de veículos de transporte escolar passem pelo curso especializado de treinamento de prática veicular em situação de risco.

Esse curso é fundamental para aprimorar, instruir, qualificar e atualizar os motoristas, capacitando-os para a condução de veículos de transporte escolar, entre outros.

Em situações semelhantes, a participação da população é crucial, e denúncias podem ser feitas através do número 191 ou pelo aplicativo PRF Brasil.

Leia também